Carregando...

Inverno acaba nesta quarta-feira e primavera chega com previsão de chuva em MT

Estação chega às 15h21com previsão de chuva a partir de outubro

Estação chega às 15h21com previsão de chuva a partir de outubro

A primavera começa na tarde desta quarta-feira (22) no Brasil, e a previsão é de que a estação chegue com chuvas em Mato Grosso.

O inverno acaba às 15h21 e dá lugar à nova estação, que é conhecida pelas flores e pela renovação da vegetação. Uma época de mudança no clima da cidade.

LEIA TAMBÉM

  • Primavera começa hoje: 1ª semana será marcada por frente fria no Sul e Sudeste; saiba como será a estação

A primavera vai até o dia 21 de dezembro. A meteorologista do Climatempo, Carine Gama, explica que além das flores, a estação é marcada pelo aumento da umidade do ar e a volta do período chuvoso, que são tão esperados no estado.

"Assim deve acontecer logo no começo da estação, no final de setembro e durante o mês de outubro devemos ter o retorno das chuvas, dos temporais, até mesmo de forma bem mais homogênea. A precipitação não ocorre agora de forma irregular, isolada. Ela passa a acontecer em todas as áreas do estado .

O inverno foi atípico neste ano e prejudicou diversos setores do agronegócio, mas com a chegada da primavera a expectativa é de chuvas abundantes, principalmente em novembro.

O agro meteorologista João Castro explica que em alguns meses específicos, como em novembro, as chuvas tendem a ser muito expressivas. No campo, os agricultores esperam ansiosamente a chegada do período chuvoso pra o cultivo.

"A primavera sendo chuvosa estabelece o desenvolvimento vegetal ótimo para as culturas de verão, como milho e soja", explica João.

Com as chuvas, a temperatura tende a ficar mais agradável, mas o calor volta com tudo em dezembro, afirma Carine Gama.

"Devemos ter o mês de outubro com temperaturas dentro da média, ou seja, uma redução se comparado com setembro, por causa das chuvas e do tempo mais encoberto. Durante novembro as temperaturas também devem estar dentro da média e dezembro deve ser um pouquinho mais quente, principalmente em Cuiabá e nas áreas mais ao sul do estado", diz.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*