Carregando...

Quase 400 crianças de até seis anos de idade em MT ficaram órfãs de um dos pais vítima da Covid-19

Quase 400 crianças de até seis anos ficaram órfãs de um dos pais vítima da Covid em MT — Foto: TV Globo/Reprodução

Quase 400 crianças de até seis anos ficaram órfãs de um dos pais vítima da Covid em MT — Foto: TV Globo/Reprodução

Quase 400 crianças de até seis anos de idade, em Mato Grosso ficaram órfãs de um dos pais vítima da Covid-19. O período analisado é de março de 2020 até 24 de setembro deste ano.

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O levantamento foi feito pelo cruzamento entre registros de nascimentos e de óbitos com base no CPF, emitido pelos 268 cartórios do estado desde 2015 diretamente nas certidões de nascimento.

De acordo com a Arpan, nove pais morreram antes do nascimento dos filhos e pelo menos uma criança perdeu o pai e a mãe vítima da Covid-19.

Já no Brasil, no mesmo período, em torno de 12.211 crianças de até seis anos de idade ficaram órfãs de um dos pais vítimas da Covid-19.

Segundo os dados, 25,6% das crianças de até seis anos que perderam um dos pais na pandemia não tinham completado um ano. Já 18,2% tinham um ano de idade, 18,2% dois anos de idade, 14,5% três anos, 11,4% quatro anos, 7,8% tinham cinco anos e 2,5%, seis anos.

Segundo o boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), publicado nessa quarta-feira (13), em Mato Grosso já foram registradas 13.869 mortes pelo novo coronavírus.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*