Carregando...

Enviado especial do Clima dos EUA, John Kerry testa positivo para Covid

Lula e John Kerry na COP-27 — Foto: Ricardo Stuckert

Lula e John Kerry na COP-27 — Foto: Ricardo Stuckert

Nesta sexta-feira (18) o enviado especial do Clima dos Estados Unidos, John Kerry, testou positivo para a Covid-19 na cúpula do Clima da COP27 no Egito. De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, ele continua trabalhando pelo telefone.

"Ele está totalmente vacinado e com as doses de reforço, com sintomas leves. Ele está trabalhando com sua equipe de negociadores e os equivalentes internacionais pelo telefone para garantir um resultado positivo na COP27", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado Whitney Smith, em uma declaração. 

O encerramento oficial da conferência era previsto para esta sexta-feira, mas será adiado até pelo menos sábado (19). Autoridades de quase 200 países seguem negociando quail será o acordo final.

O presidente da cúpula, o chanceler egípcio Sameh Shoukry, informou aos representantes internacionais que “continua apreensivo com o número de questões pendentes, incluindo mitigação financeira, adaptação, perdas e danos e suas interligações” e firmou o compromisso de "encerrar de forma ordenada amanhã [sábado, dia 19]"

Atuação de Kerry na COP27

Kerry têm liderado as iniciativas dos EUA para conseguir o acordo na cúpula de duas semanas em Sharm el-Sheikh, e realizou vários encontros multilaterais na conferência, incluindo com seu equivalente chinês, Xie Zhenhua.

Na terça-feira (15), Kerry se reuniu com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira (17) era nítida a rouquidão na voz do enviado americano durante suas falas em compromissos. 

Ele também já conversou com Marina Silva, que afirmou que "os EUA estão ávidos em ter uma parceria cada vez mais forte na proteção das florestas".

Mais cedo, um novo esboço de acordo foi publicado, mas um financiamento de 'perdas e danos' ainda segue em debate.

Veja também:

  • O que é a 'dívida do clima' que se tornou maior entrave de negociações da cúpula
  • A ativista de 11 anos que coloca líderes em saia justa na Cúpula do Clima


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar