Carregando...

Governo de Minas negocia compra de vacinas Sputnik V com Consulado da Rússia

Governo de Minas quer comprar doses da Sputnik V — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters

Governo de Minas quer comprar doses da Sputnik V — Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters

O governo de Minas está em tratativas com o Consulado da Rússia para a aquisição de doses da vacina Sputnik V. O diálogo entre as partes foi intensificado após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, com restrições, o pedido de importação excepcional do imunizante, na semana passada.

"Já estávamos em conversa e, agora, com essa autorização, mesmo uma autorização de 1% apenas das vacinas do lote que poderão ser trazidas, de forma quase que experimental, nos abriu uma esperança de conseguir efetivar essa compra. O governo do estado continua tentando essa alternativa", disse o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8).

A Anvisa autorizou a importação excepcional de doses da Sputnik V em quantidade restrita a 1% da população de cada um dos seis estados solicitantes: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Serão, no total, 928 mil imunizantes.

  • Entenda decisão da Anvisa sobre Sputnik V e Covaxin
  • MG volta a ter piora nos casos de Covid, mas espera receber lote recorde de vacinas neste mês

Em nota, o Consulado da Rússia confirmou que "as tratativas junto ao governo de Minas, no que diz respeito ao imunizante russo, foram retomadas essa semana".

Em torno de 4 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 devem ser entregues pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais neste mês. Em julho, a expectativa é de que 5 milhões de unidades desembarquem no estado. Em agosto e setembro, o número pode chegar a 7 milhões.

Baccheretti lembrou que "raramente a previsão foi cumprida", mas, caso o calendário do Ministério da Saúde se concretize, todos os 17 milhões de mineiros com mais de 18 anos devem ser vacinados, pelo menos com a primeira dose, até o final deste ano. Até o momento, 5 milhões de pessoas foram imunizadas.

Vídeos mais vistos no G1 MG:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*