Carregando...

Anunciada pelo Ministério da Saúde, vacinação de adolescentes contra a Covid segue sem previsão em Minas

Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 foi anunciada, mas não tem data ainda para acontecer — Foto: Reprodução/TV Globo

Vacinação de adolescentes contra a Covid-19 foi anunciada, mas não tem data ainda para acontecer — Foto: Reprodução/TV Globo

Minas Gerais ainda não tem previsão para começar a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. A imunização do grupo vai depender da inclusão no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, do governo federal.

Nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde, o Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e o Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) assinaram um comunicado que informa a decisão de vacinar adolescentes.

A medida só vai valer depois que todos os adultos maiores de 18 anos de idade forem vacinados. A previsão é que a primeira dose seja dada a todos os brasileiros entre final de agosto e setembro.

Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a vacinar este grupo em junho. Cerca de 1.500 jovens receberam a segunda dose. Mas a Justiça determinou a suspensão da ação, até que todos os grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 seja contemplado.

Algumas cidades brasileiras, como Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Niterói, no Rio de Janeiro, Guajará-Mirim, em Rondônia já estão vacinando pessoas entre 12 e 17 anos.

Na capital e na Região Metropolitana

Belo Horizonte informou que ainda não foi oficialmente comunicada da inclusão de adolescentes na vacinação e que, se houver orientação do Ministério da Saúde e envio de vacinas, tem “disponibilidade de pessoal e insumos necessários para a vacinação”.

Na Região Metropolitana, Contagem informou que iniciará a vacinação de jovens, com comorbidades, após atingir todo o público acima de 18 anos.

Brumadinho também disse que aguarda orientação do Ministério da Saúde e que ainda vacina adultos maiores de 36 anos. “Ainda é bem prematuro tirar qualquer conclusão acerca de um grupo que ainda nem foi incluído oficialmente no PNOV”

Ribeirão das Neves disse que também não recebeu nenhuma notificação oficial sobre ampliação do público a ser vacinado. E que está imunizando pessoas acima de 37 anos a partir das 18h, em dois “corujões”, um na região do Veneza, Escola Municipal Maria da Cruz e o outro no Estacionamento do Economart, em Justinópolis.

A mesma resposta foi dada pela prefeitura de Santa Luzia, que não tem previsão para vacinar menores de 18 anos. Aproximadamente 44% da população acima de 18 anos ainda não foi vacinada.

Vídeos mais assistidos no G1 Minas nos últimos 7 dias:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar