Carregando...

Integrantes do MLB se reúnem com estado para tratar sobre problema de habitação em BH

Estudo da Fundação João Pinheiro mostra que política habitacional em Minas é insuficiente

Estudo da Fundação João Pinheiro mostra que política habitacional em Minas é insuficiente

O estado se reúne nesta quinta-feira (29) com manifestantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas em Minas Gerais (MLB-MG) para tentar solucionar o problema de habitação em Belo Horizonte.

  • Prédio fechado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte é ocupado por manifestantes; VÍDEO

O grupo ocupou um prédio no bairro Lourdes, na Região Centro-Sul, a um quarteirão do Comando Geral da Polícia Militar e a menos de 500 metros da Praça da Liberdade, e só deixou o imóvel depois que o encontro foi marcado.

Usando máscaras e debaixo de cobertas ou dentro de barracas para se proteger do frio, os manifestantes passaram a noite em frente ao Palácio da Liberdade.

Manifestantes dormiram em frente ao Palácio da Liberdade, em BH — Foto: Reprodução/TV Globo

Manifestantes dormiram em frente ao Palácio da Liberdade, em BH — Foto: Reprodução/TV Globo

No local funcionava um posto integrado do Sistema Nacional de Emprego (Sine) que, atualmente, está em ruínas. Há paredes demolidas, faltam janelas e o teto está com infiltrações.

Segundo o governo, o prédio estava desocupado desde 2013 e foi vendido, por meio de concorrência pública, neste mês, por mais de R$ 20 milhões.

A PM passou o dia negociando a saída dos manifestantes. De acordo com a corporação, havia cerca de 200 pessoas, inclusive crianças. Durante a tarde, eles deixaram o prédio e foram para a entrada do Palácio da Liberdade.

Para deixar o imóvel, os manifestantes exigiram uma reunião com o governo. O encontro foi marcado para esta quinta, pela internet, e conta com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e da Companhia de Habitação do Estado (Cohab). A imprensa não pôde participar.

"Só esse prédio que foi leiloado, que a gente ocupou ontem, isso daria para reassentar 250 famílias. Aqui nessa ocupação tem 200 famílias, daria pra reassentar todas as famílias", diz o coordenador do MLB, Manoel Inácio.

Um levantamento realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP) mostra que 107 mil famílias estão sem casa ou vivem em moradias impróprias na Região Metropolitana. Enquanto isso, mais de 190 mil imóveis estão vagos. São mais casas sem gente do que gente sem casa. Ainda segundo a FJP, o estado tem um déficit de 496.484 moradias.

Prédio ocupado pelos integrantes do MLB-MG nesta quarta-feira — Foto: Reprodução/TV Globo

Prédio ocupado pelos integrantes do MLB-MG nesta quarta-feira — Foto: Reprodução/TV Globo

Para muitos especialistas, a falta de ação do poder público contribui para a piora desta situação.

“Em grande medida, esse fato da gente ser o segundo estado mais populoso explica, né? Também a gente ter o segundo déficit em termos absolutos, déficit habitacional. Um caminho para as políticas é pensar sempre na questão de garantir o acesso, principalmente dos mais pobres, a moradias mais adequadas. Esse acesso não precisa ser apenas a construção de moradias. Existe uma série de outras políticas, por exemplo voltadas a questão do aluguel, voltadas, por exemplo, para o aumento de terras organizadas, com água e com luz. Tudo isso acaba afetando essa questão do déficit habitacional”, explica Frederico Polev Martins Ferreira.

Em Belo Horizonte, são vários imóveis abandonados, principalmente na Região Centro-Sul. Alguns foram ocupados por pessoas sem moradia, como um que fica localizado na Rua Rio de Janeiro e outro na Avenida Bias Fortes.

O Globocop encontrou ainda, na Rua Espírito Santo, um imóvel abandonado que faz parte da massa falida de um banco que fechou. Na Avenida Afonso Pena, o prédio que pertencia a uma fundação de seguridade social também está abandonado.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar