Carregando...

Moradores sofrem com casas afetadas por obras na Vilarinho e cobram Prefeitura de BH

Parte das obras de prevenção a enchentes na Vilarinho está perto do fim

Parte das obras de prevenção a enchentes na Vilarinho está perto do fim

*

Parte das obras de prevenção às enchentes na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, se aproxima do fim, mas moradores relatam que intervenções comprometem estruturas de muitas casas.

Em 2019, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começou grandes obras no trecho. As intervenções são de grande importância no combate às enchentes e alagamentosque castigam a região há anos no período das chuvas, que já se aproxima.

No entanto, moradores dizem que intervenções trazem prejuízos. A aposentada Márcia Ribeiro relata que em maio deste ano ela e a família precisaram se mudar às pressas, levando apenas o básico, após a estrutura da casa ser condenada pela Defesa Civil.

"Quando passa o rolo, treme muito e a impressão que dá é que a casa vai vir abaixo. Fomos pra outro lugar pagando aluguel sem ter condições de pagar, né? E até hoje não deu nada". Aí vai indenizar estrutura da casa, a alvenaria, mas o aluguel ainda não", conta a aposentada.

Obras na Vilarinho condenam casa e família tem que deixar casa às pressas.— Foto: MG1 - TV Globo

Obras na Vilarinho condenam casa e família tem que deixar casa às pressas. — Foto: MG1 - TV Globo

De acordo com a PBH foram feitas cerca de 500 vistorias cautelares na região. As obras só puderam começar depois dessa etapa.

O superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e responsável pelo projeto, Henrique Castilho, garante que os moradores que tiveram as casas afetadas pelas obras serão atendidos.

"Se alguém reclamar que teve uma trinca, ou não, por causa da obra, a gente vai então nesse relatório e verifica se foi antes da obra ou depois da obra pra que a gente possa garantir. Se houver algum problema em alguma edificação que existe no local, com certeza a prefeitura vai arcar com a obra e executar o que for necessário", afirmou.

  • Prefeitura de BH publica contrato para a execução de obras contra enchentes na avenida Vilarinho
  • BH e Contagem fazem simulado de bloqueio da Tereza Cristina para prevenção a enchentes
  • Em 72 horas, chuva que atingiu BH supera média histórica para todo mês de fevereiro; veja estragos

Obras na Avenida Vilarinho estão na fase de acabamento e devem ser concluídas até dezembro deste ano, diz Sudecap.— Foto: MG1 - TV Globo

Obras na Avenida Vilarinho estão na fase de acabamento e devem ser concluídas até dezembro deste ano, diz Sudecap. — Foto: MG1 - TV Globo

As intervenções na Avenida Vilarinho são o tratamento de fundo de vale nos afluentes dos córregos Marimbondo e Lareira, a construção de reservatórios e a implantação da caixa de captação na Avenida Vilarinho, que deverá ser entregue até dezembro.

Segundo a prefeitura, a caixa de captação, que tem capacidade para 10 milhões de litros de água, agirá na retenção da água de enxurrada. A Sudecap disse que as obras foram concluídas e estão em fase de acabamento.

Nesta terça-feira (14), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) convocou o secretário de obras Josué Valadão e os coordenadores das nove regionais da capital para discutir as intervenções.

*Sob supervisão de Thais Pimentel

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Minas:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar