Carregando...

Aulas presenciais obrigatórias, fim das máscaras e vacinação: secretário de Saúde fala sobre pandemia em MG

Fábio Baccheretti em coletiva de imprensa — Foto: Reprodução

Fábio Baccheretti em coletiva de imprensa — Foto: Reprodução

Aulas presenciais obrigatórias, fim das máscaras, doses paradas, vacinação e imunidade de rebanho. Estes foram alguns dos pontos abordados pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (14).

Segundo o secretário, Minas vai receber, na semana que vem, cerca de 400 mil doses Astrazenca, o que seria suficiente para suprir o déficit de 118 mil doses do imunizante.

Além disso, ele confirmou que cerca de 2 milhões de doses de Pfizer estão paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Região Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos municípios.

Baccheretti falou também dos reflexos no avanço da vacinação no estado. Em Minas, 523 municípios não registram mortes por Covid há um mês.

Doses paradas

Fachada da Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte — Foto: Elton Lopes/TV Globo

Fachada da Central Estadual de Rede de Frio, em Belo Horizonte — Foto: Elton Lopes/TV Globo

Baccheretti falou que cerca de 2 milhões de doses de Pfizer estão paradas na Central Estadual da Rede de Frio, na Região Oeste de Belo Horizonte, aguardando a retirada dos municípios.

“Nós estamos num momento de destaque em que muitas doses estão paradas nas regionais aguardando os municípios buscarem, entre 1 e 2 milhões de Pfizer esperando município buscar. Parece que há um receio de usar a vacina para vacinar reforço dos idosos e também para adolescentes. Temos que entender o que está acontecendo. Aos municípios queremos fazer essa distribuição, não dá para ter dose parada", alertou.

Aulas obrigatórias presenciais

Sala de aula de escola estadual preparada para retorno das atividades presenciais — Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Sala de aula de escola estadual preparada para retorno das atividades presenciais — Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

O secretário repercutiu a principal mudança no retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais que é a autorização de ocupação de 100% da capacidade de salas de aula e demais espaços da escola e do transporte escolar e disse que há chances do retorno acontecer ainda neste ano.

“Há chances de aulas presenciais no estado ainda esse ano, sim. A limitação não é para número de alunos e sim para o distanciamento. Mas já estamos estudando tentar tirar 90 centímetros como distanciamento mínimo. E queremos voltar presencial. Há alunos com comorbidades, mas isso está sendo discutindo, a secretaria de educação espera e nós também que a gente consiga voltar com todas atividades presenciais ainda esse ano”, afirmou.

Os vídeos mais vistos do g1 Minas nesta semana:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*