Carregando...

PM apreende explosivos em possível área de desmatamento  - Notícias - R7 Minas Gerais

Materiais explosivos de uma empresa de exploração de mármore foram apreendidos neste sábado (18) pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, no município de Santana de Pirapama, a 150 km de Belo Horizonte. De acordo com a PM, a apreensão ocorreu durante uma operação contra o desmatamento.

O sistema de satélites da corporação detectou uma área de desmatamento de cerca de 12 hectares de vegetação nativa de Cerrado. Militares foram ao local, onde é explorado mármore, e encontraram, em um container, materiais explosivos armazenados sem autorização. Outros explosivos também foram encontrados espalhados pelo terreno.

Ao todo, foram apreendidos oito metros de cordel detonante e oito metros de estopim hidráulico. Também foram localizados, escondidos em meio a vegetação, um rolo de 600m de cordel detonante, além de uma garrafa pet com 58 espoletas.

Por telefone, o gerente da empresa responsável negou aos policiais que fossem utilizados explosivos na pedreira, mas não soube explicar a presença deles no local. O Batalhão de operações Especiais (BOPE) foi acionado para desativar os armamentos. O vigia da empresa foi para delegacia prestar esclarecimentos. Nenhum responsável legal compareceu.

Sobre o desmatamento e a exploração mineral, a empresa responsável foi intimada pra apresentar licenças ambientais na próxima terça-feira, dia 21/06. De acordo com a PM, em caso de descumprimento, serão adotadas medidas administrativas e criminais.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*