Carregando...

Escolas de cidade mineira ganham academia para bebês e crianças - Notícias - R7 Minas Gerais

A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, implantou um serviço inédito no município: uma academia para bebês. O projeto oferece espaços exclusivamente equipados, dentro das escolas, para crianças de 4 meses a 5 anos estimularem as habilidades sociais, psicomotoras, cognitivas, sensoriais e emocionais.

Desde o dia 10 deste mês, cinco escolas, que abrangem um total de 1.050 estudantes matriculados do berçário ao 2º período, contam com esse serviço gratuito. Em cada uma delas, foi instalada uma sala estruturada com tatames, túneis, mascotes, tecidos, bolas de pilates, espumados e brinquedos pedagógicos.

As atividades são oferecidas aos alunos durante o horário regular e integral. Os pais e responsáveis também podem participar do processo, comparecendo às aulas presenciais de acordo com os cronogramas de cada instituição. Além disso, os familiares recebem orientações sobre como realizar os exercícios em casa, reforçando o vínculo afetivo em momentos de aprendizado e diversão em família.

Segundo o prefeito do município, João Marcelo Dieguez (Cidadania), a iniciativa é um avanço na educação da cidade. “Buscamos o que há de mais moderno no Brasil para proporcionar o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças. Somos a primeira Prefeitura a ofertar um serviço que, geralmente, é encontrado somente em escolas particulares”, afirmou.

Para o secretário de Educação, Pedro Dornas, o projeto está sendo implementado em um momento providencial, levando em consideração o período de isolamento e ensino remoto, adotados durante a pandemia, que trouxeram impactos para os alunos dessa faixa etária. “Cerca de 80% do desenvolvimento cerebral do ser humano se dá nos três primeiros anos de vida. Lançamos o Baby Gym agora também para proporcionar às nossas crianças, que perderam especialmente momentos de socialização importantes nessa faixa etária, a oportunidade de se desenvolverem de forma integral”, ponderou.

Veja a lista de escolas com a academia:

- Centro de Educação Infantil Nancy Romani Duarte (Oswaldo Barbosa Pena);
- Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Scoralick Serretti (Bela Fama);
- Centro de Educação Infantil Nize Conceição Silva Ribeiro (Honório Bicalho);
- Centro de Educação Infantil Professor Cássio Magnani (Jardim Canadá);
- Escola Municipal Áurea Lima Taveira (Oswaldo Barbosa Pena).


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*