Carregando...

Lula faz comício em Belo Horizonte

Lula (PT) subiu ao palanque no comício em Belo Horizonte ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PS) — Foto: Reprodução

Lula (PT) subiu ao palanque no comício em Belo Horizonte ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PS) — Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, reuniu militantes e apoiadores no início da noite desta quinta-feira (18) em um comício em Belo Horizonte, na Praça da Estação.

Lula subiu ao palanque ao lado do candidato ao governo de Minas Gerais Alexandre Kalil (PSD). Estavam no palanque também o candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); o candidato a vice-governador de Minas Gerais, André Quintão (PT); o senador Alexandre Silveira (PSD); e o deputado federal André Janones (Avante).

A coordenação da campanha petista escolheu Belo Horizonte para fortalecer a presença de Lula no estado e na campanha de Kalil. Na terça-feira (16), primeiro dia oficial da campanha, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um comício em Juiz de Fora (MG).

O foco em Minas Gerais também se justifica pelos números. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado é o segundo maior em número de eleitores do país. São mais de 16 milhões de eleitores ou 10,4% do eleitorado brasileiro.

Segundo pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada na última segunda (15), o ex-presidente tem 42% das intenções de voto no estado. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece em segundo, com 29%. Na disputa ao governo estadual, porém, o candidato apoiado por Lula, Alexandre Kalil, está em segundo lugar, com 22% das intenções de voto. O candidato à reeleição, governador Romeu Zema (Novo), tem 40%.

O comício na Praça da Estação marca também um endurecimento do esquema de segurança na campanha petista. Segundo o PT, o monitoramento foi reforçado pela Polícia Federal com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Guarda Municipal belorizontina. Atiradores de elite e drones também estarão no apoio.

Lula chegou a Belo Horizonte no início da tarde. Antes do comício, o ex-presidente participou de encontros políticos em Belo Horizonte. Em um deles, reuniu-se com integrantes da executiva nacional do Avante. Segundo o líder do partido na Câmara e candidato a vice-governador de Pernambuco, Sebastião Oliveira, o partido apresentou propostas para o plano de governo da chapa Lula-Alckmin.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar