Carregando...

Parque Serra do Curral, em BH, completa 10 anos em meio a impasse sobre mineração - Notícias - R7 Minas Gerais

O Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, na região centro-sul de Belo Horizonte, completa 10 anos neste mês de setembro. O marco para o espaço considerado um dos pontos turísticos da capital mineira acontece em meio a um impasse sobre o tombamento a nível estadual de toda a serra.

Atualmente, apenas o trecho da cadeia que passa por Belo Horizonte é tombado. A área que chega às cidades vizinhas ainda não tem o selo de preservação estadual.

Nesta sexta-feira (2), o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) mediou uma reunião de conciliação entre o Governo de Minas Gerais, as prefeituras de Sabará, Belo Horizonte e Nova Lima, os órgãos ambientais e a empresa Tamisa (Taquaril Mineração SA).

Na pauta estava a discussão sobre a possível conclusão do processo de tombamento da serra diante da instalação de um complexo minerário da Tamisa no local. O projeto foi liberado pelo Governo de Minas em maio deste ano.

O encontro, que foi o segundo, terminou sem uma decisão. Segundo o TJMG, houve avanços, mas eles não foram detalhados. O órgão afirma que "foram feitas novas propostas e removidos diversos obstáculos" Agora, a Prefeitura de Belo Horizonte tem até o dia 6 de setembro para decidir se aceita o cronograma do fluxo do trabalho do grupo.

“A questão que envolve a Serra do Curral é um tombamento sui generis, portanto, merece um tratamento adequado, de muito diálogo e muita negociação”, afirmou o desembargador José Arthur Filho, presidente do TJMG, em comunicado. “A ideia é promover um tombamento adequado, em uma área adequada, preservando a Serra do Curral, que é um patrimônio cultural de todos os mineiros”, concluiu.

A previsão do Governo de Minas era pautar a decisão do tombamento da Serra do Curral até o fim do mês de agosto passado. O Estado, no entanto, informou que a reunião de avaliação não pode ser realizada por determinação judicial que mandou concluir, primeiramente, a tentativa de conciliação entre as partes.

Desde o início da discussão sobre o projeto, a Tamisa defende que o licenciamento da planta de mineração atendeu os padrões dos órgãos ambientais e do governo.

Parque Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral, que completa 10 anos neste mês, fica no território belo-horizontino. O terreno tem 400 mil metros quadrados. No decorrer da crista da serra, há 10 mirantes de onde podem ser visualizados diferentes pontos da capital mineira.

"Sua cobertura vegetal é representada pelos campos rupestres, que ocorrem nas áreas rochosas da crista da serra, e, principalmente, pelas fisionomias típicas do Cerrado, como o campo limpo, o campo sujo e campo cerrado, que se sucedem gradativamente da crista até a base da serra", detalha a prefeitura sobre a área que também é rica pela diversidade da fauna. Só de aves, foram identificadas 125 espécies no local.

Comemorações

Para celebrar os 10 anos do parque, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma série de atividades de lazer e entretenimento gratuitas para este domingo (4). Confira as opções:

Trilha da Serra do Curral - conhecendo os campos rupestres

Caminhada com guias pelos mirantes do parque. O percurso tem aproximadamente 1,7 km de países e beleza natural exuberante. A trilha tem previsão de duração de 90 minutos. Os horários disponíveis são: 8h30; 10h; 13h e 15h. Os interessados devem se inscrever no local com 15 minutos de antecedência de cada saída. A classificação mínima é de 10 anos.

Prática de Yoga

A aula acontece das 9h às 10h. Não há restrição de idade. É aconselhável o uso de roupas leves e de um tapete ou forro. 

Peça O Teste

O espetáculo cênico-musical “O Teste” acontece a partir das 10h. A peça conta a história de três palhaços que vão fazer um teste para fazer parte da turnê de uma banda de Belo Horizonte.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar