Carregando...

Chapa única: Zema decide apoiar candidatura de Tadeu Leite para a presidência da ALMG - Notícias - R7 Minas Gerais

O governador Romeu Zema (novo) desistiu de ter candidato da base governista para concorrer à eleição da Mesa Diretora da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Em declaração enviada à imprensa, nesta terça-feira (24), o chefe do Executivo mineiro pontuou que "o melhor" para Minas é união entorno de uma só candidatura.

"A eleição da Mesa é um tema interno da Assembleia, mas tenho certeza de que a unificação dos deputados ao redor de uma candidatura única seria o melhor para os mineiros', declarou. A mesma linha foi seguida pelo vice-governador, professor Mateus. "A unificação é um caminho positivo para Minas e para os Mineiros", disse.

As falas indicam que o governo vai apoiar a cadidatura de Tadeu Martins Leite (MDB) para a presidência da casa Legislativa. Dessa forma, a eleição terá candidatura única. Até então, Zema tentava angariar apoio para uma canditura da base. O último movimento girou em torno do deputado Antônio Carlos Arantes (PL), nome que não se firmou entre os pares na assembleia. 

Antes dele, o governo ainda tentou a candidatura do deputado estadual Roberto Andrade (Patriota) que não se sustentou após o PL - partido com nove parlamentares - declarar apoio à chapa de Tadeuzinho, e também a do deputado estadual Duarte Bechir (PSD).

Interlocutores do governo afirmam que o apoio do governo a Tadeuzinho foi definido na tarde desta terça-feira (24), após reunião realizada na sede do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). No encontro, que contou com a participação do governador, do vice, Mateus Simões, e outros membros do alto escalão do Estado, a negociação girou em torno da aprovação de pautas de interesse do governo.

Apesar do governo apoiar Tadeuzinho, interlocutores apontam que a a base governista sai mais fortalecida do que na atual legislatura. Isso porque Antônio Carlos Arantes (PL) ficará com a 1ª Secretaria. Já a vice-presidência deve ficar com a deputada estadual Leninha (PT). A 2ª Secretaria ainda será definida.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*