Carregando...

Hospital Municipal e UnicaFísio operam com 109 leitos de Covid, com capacidade de aumentar para 124

Prefeito de Mogi anuncia mais três nomes que farão parte do secretariado neste ano

Prefeito de Mogi anuncia mais três nomes que farão parte do secretariado neste ano

O secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel, divulgou que o complexo médico formado pelo Hospital Municipal e a UnicaFísio, em Brás Cubas, operam com 109 leitos, mas com capacidade de chegar a 124.

O complexo formado pelos dois equipamentos oferece 44 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, com equipamentos para transformar 10 de enfermaria em UTI. “Hoje nós estamos com 42 leitos de UTI ocupados no hospital”, detalhou o secretário.

Ainda de acordo com Naufel, há cerca de duas semanas foi levantada com a Diretoria Regional de Saúde a possibilidade de abertura de 30 leitos no Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti.

Uma semana depois, conta o secretário, a diretora do hospital disse que havia a possibilidade de mais 15 leitos na segunda quinzena do mês.

“Isso foi uma informação que chegou a mim por ela. Mas parece que isso não vai se concretizar nesse momento. Ainda não conversei com a secretaria de estado e a dona Vânia [da DRS]. Hoje de manhã, troquei poucas palavras com o doutor Jean [Gorinchteyn], mas tanto ele quanto eu estávamos corridos, mas vou ver se até o final da tarde consigo falar com ele e ver o que a Secretaria de Estado de Saúde pretende aqui para a região. Eu acho que seriam leitos importantes, ainda mais nesse aumento que estamos esperando para o pós-Natal e Ano Novo”, detalhou.

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) trabalha com a possibilidade de as cidades montarem um hospital de campanha regional. Para Naufel, o plano não é simples de ser operacionalizado, mas é uma boa ideia.

“Nós já estivemos a experiência de um hospital de campanha. O problema, na verdade, é o tempo para chegarmos até essa realização e colocarmos em prática. A ideia é muito boa, mas não sei se haverá tempo hábil para isso”, explicou.

Em relação à quantidade de leitos ofertados na rede estadual do Alto Tietê, Naufel diz que já havia conversado em novembro com a direção do Luzia de Pinho Melo, em Mogi, no mês de novembro, que aumentou de 10 para 20 os leitos de UTI.

“Mas tanto são insuficientes que estão ocupados. Nós temos 20 leitos no Luzia, dois em Itaquaquecetuba e 16 leitos em Ferraz, que são 38 leitos, enquanto só no Hospital Municipal eu tenho 44/54 leitos. É muito pouco para a região um hospital regional com apenas 20 leitos de unidade intensiva”, pontua.

A pasta recebeu o plano estadual de imunização, com a programação de iniciar em 25 de janeiro. “Nós estamos preparados para isso, para que dia 25 comece. Se o Estado realmente bancar, nós estaremos preparados para começar a vacinação conforma a programação do Estado”, detalhou.

CORONAVÍRUS

  • VÍDEOS: Coronavírus: perguntas e respostas

  • VACINA: testes estão em andamento pelo mundo; SIGA as novidades

  • Manual das máscaras: como fazer, como usar e a importância do uso

  • Como se prevenir do coronavírus?

  • Saiba quais os sintomas do coronavírus e quando procurar um médico

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*