/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/I/VBAQ6EThibxVOcA3k21Q/2021-09-21t102444z-1631967314-rc29up9beq9n-rtrmadp-3-health-coronavirus-spain-vaccination.jpg)
Cidades do Alto Tietê reduzem o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer. — Foto: REUTERS/Marcelo del Pozo
O governo do estado de São Paulo reduziu o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer. As cidades de Itaquaquecetuba, Poá e Suzano informaram que vão aderir a redução ainda nesta semana. Ferraz de Vasconcelos já estava aplicando a segunda dose com intervalo menor.
A nova estratégia definida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) poderá ser realizada a partir desta sexta-feira (24) pelos 645 municípios.
Conforme balanço da campanha, 6,9 milhões de pessoas já imunizadas em todo o estado com a primeira dose serão beneficiadas com esta redução de tempo de espera.
Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 28 dias antes da data até então sinalizada para receber a segunda dose.
O g1 questionou as cidades do Alto Tietê se vão adotar a estratégia. Veja o que eles dizem as cidades:
Biritiba Mirim
A Prefeitura de Biritiba Mirim informou que a Secretaria Municipal de Saúde se reúne nesta quinta-feira para definir os procedimentos.
Guararema
A Secretaria de Saúde de Guararema informou que segue o Plano Estadual de Imunização e, até esta tarde, não houve atualização do documento antecipando a segunda dose de Pfizer.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba recebeu nesta quarta-feira as orientações sobre o adiantamento da segunda dose da Pfizer. A partir desta quinta, as unidades serão orientadas a aplicação da segunda dose na população que tenha completado o intervalo de 8 semanas independente da faixa etária.
Poá
Poá informou que começa nesta quinta-feira (23) conforme orientação da Secretaria da Saude do Estado a antecipar a aplicação de todas as doses do imunizante contra a Covid-19 fabricados pela Pfizer.
Suzano
A partir desta quinta-feira, a aplicação da segunda dose da Pfizer em Suzano será feita após oito semanas de intervalo do recebimento da primeira, e não mais 12.