Carregando...

Concerto de cordas celebra abertura de aulas gratuitas de música no CEU das Artes Vila Nova União, em Mogi

Orquestra Concertare se apresenta nesta sexta-feira na sede CEU das Artes Vila Nova União — Foto: Concertare/Divulgação

Orquestra Concertare se apresenta nesta sexta-feira na sede CEU das Artes Vila Nova União — Foto: Concertare/Divulgação

Um concerto especial da Orquestra de Cordas Concertare nesta sexta-feira (9) dará início ao projeto que oferecerá ensino gratuito de música por meio de instrumentos de cordas para 80 crianças e jovens que frequentam o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado) Vila Nova União, em Mogi das Cruzes. O concerto aberto ao público terá início às 19h, no auditório do local, com a participação do quarteto de cordas formado por professores.

As aulas serão realizadas a partir desta sexta, na sede do CEU das Artes, localizada na Avenida Aurora Ariza Meloni, 1175. Ao todo, serão oferecidas quatro turmas de violino, duas de violoncelo e duas de violas.

O espetáculo celebra a seleção do projeto no programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, depois de ficar na 10ª colocação entre mais de 1.150 projetos inscritos na modalidade “Música”.

“No repertório, vamos misturar um pouquinho. Teremos músicas clássicas, tradicionais, e também de uma coleção com canções folclóricas brasileiras. Depois, vamos colocar um pouquinho de música pop, com nomes como Lady Gaga e Camila Cabello. E ainda teremos temas de filmes, como ‘Piratas do Caribe’, ‘Jurassic Park’, ‘Vingadores’, ‘A Pequena Sereia’ e outros infantis”, conta a responsável pelo projeto, a violinista mogiana Raquel Dias.

Artista, instrumentista e professora, Raquel esteve à frente da coordenação do núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes entre 2003 e 2014, período em que deu uma pausa em sua carreira musical para dedicar-se à maternidade.

O projeto foi escrito em homenagem a ela pelo marido e também produtor cultural e regente Allan Caetano. “Eu coloquei no papel o que sempre tive oportunidade de acompanhar nos trabalhos dela”, disse Caetano.

“Com a formação desse projeto teremos mais uma importante ferramenta de transformação social, de atuar na prevenção para crianças e jovens que vivem em condições de vulnerabilidade social. Esse é apenas um projeto piloto que necessita de uma ampliação para outros bairros de nossa cidade”, contou o idealizador, que convida não apenas para o primeiro concerto como também para outros três que serão realizados em breve.

A última das apresentações contará com a participação de todos os alunos e alunas. O calendário será divulgado em breve.

O projeto da Orquestra de Cordas Concertare será viabilizado por meio da parceria entre a “Concertare Produções Artísticas”, empresa que inscreveu o projeto no ProAC, do Instituto Sementinha, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CEU das Artes Vila Nova União.

Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*