Carregando...

Itália proíbe voos e viajantes provenientes do Brasil

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, assinou neste sábado (16) uma ordem que proíbe voos do Brasil e a entrada de quem tenha transitado pelo país sul-americano nos 14 dias anteriores à viagem.

Área de desembarque do Aeroporto Capodichino, em Nápoles, sul da Itália
Área de desembarque do Aeroporto Capodichino, em Nápoles, sul da Itália
Foto: ANSA / Ansa

Além disso, Speranza determinou que pessoas que tenham passado pelo Brasil nas últimas duas semanas e já estejam em território italiano contatem departamentos de prevenção e se submetam a exames RT-PCR ou de antígenos para o novo coronavírus.

A medida vale até o dia 31 de janeiro. "É fundamental que nossos cientistas possam estudar em profundidade a nova variante. Enquanto isso, escolhemos o caminho da máxima prudência", escreveu o ministro da Saúde no Facebook.

Nos últimos dias, o Reino Unido também já havia proibido os voos provenientes do Brasil por conta da variante do coronavírus Sars-CoV-2 detectada em Manaus, cidade que vive um colapso do sistema sanitário por causa da explosão do número de casos.

Até então, a Itália permitia a entrada de viajantes provenientes do Brasil apenas por comprovados motivos de "trabalho, saúde, absoluta urgência, estudo ou para retorno ao próprio domicílio de residência".

Outra exceção era para pessoas com "relações afetivas comprovadas e estáveis" com cidadãos legalmente residentes na Itália. Para todos esses casos, o governo determinava quarentena obrigatória de 14 dias.

A companhia aérea italiana Alitalia havia retomado seus voos entre São Paulo e Roma em meados de dezembro, com frequência semanal e sempre às quintas-feiras. Já os voos no sentido inverso aconteciam às terças.

Veja também:

Coronavírus, 1 ano depois: de 'pneumonia desconhecida' a quase 2 milhões de mortos
  • assistir Coronavírus, 1 ano depois: de 'pneumonia desconhecida' a quase 2 milhões de mortos
Ansa - Brasil  
  • separator
  • 0
  • comentários


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar