Carregando...

Partido de Merkel elege Armin Laschet como novo líder

O governador da Renânia do Norte-Vestfália, Armin Laschet, foi eleito neste sábado (16) como novo líder da União Democrata-Cristã (CDU), partido da chanceler da Alemanha, Angela Merkel.
    Considerado um moderado e defensor da continuidade das políticas de Merkel, Laschet, 59 anos, superou Friedrich Merz no segundo turno por 521 votos a 466. Ao todo, 991 delegados da CDU participaram da eleição, sendo que quatro se abstiveram.
    A vitória de Laschet é também um triunfo do campo moderado sobre a ala mais conservadora do partido, que apoiava Merz. "Estou ciente da responsabilidade e farei com que a união possa decidir o chanceler nas eleições federais", disse o novo líder da CDU.
    Durante o congresso virtual do partido, Laschet havia defendido que a CDU só continuaria no poder se "permanecesse forte no centro da sociedade". "Talvez eu não seja o homem da perfeita 'mise-en-scène', mas sou Armin Laschet e vocês podem confiar em mim", declarou.
    O tom do discurso evoca a própria personalidade de Merkel, que governa a Alemanha desde novembro de 2005 com uma imagem pragmática e pouco midiática, mas que desperta segurança no eleitorado.
    A chanceler se aposentará da política no fim deste ano, após as eleições federais de setembro de 2021, que terão a CDU como franca favorita à vitória.
    Laschet substitui Annegret Kramp-Karrenbauer, que havia assumido a liderança do partido em dezembro de 2018, mas abdicou do cargo após uma controversa aliança entre correligionários a legenda de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) para eleger o governador da Turíngia.
    O caso provocou revolta no establishment político alemão, incluindo em Merkel, que considerou o acordo com o AfD "imperdoável". .
   

Veja também:

Coronavírus, 1 ano depois: de 'pneumonia desconhecida' a quase 2 milhões de mortos
  • assistir Coronavírus, 1 ano depois: de 'pneumonia desconhecida' a quase 2 milhões de mortos
Ansa - Brasil  
  • separator
  • 0
  • comentários


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar