Carregando...

Morre Rainha Elizabeth II: 'era uma boa amiga das Nações Unidas', diz secretário-geral da ONU

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em Viena, onde disse que fim da guerra não será imediato, em 11 de maio de 2022 — Foto: Lisa Leutner/ Reuters

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, em Viena, onde disse que fim da guerra não será imediato, em 11 de maio de 2022 — Foto: Lisa Leutner/ Reuters

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, lamentou a morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8). Ele lembrou a boa relação da monarca britânica com a ONU.

"A Rainha Elizabeth II era uma boa amiga das Nações Unidas e visitou nossa sede em Nova York duas vezes, com mais de cinquenta anos de diferença", afirmou.

"Ela estava profundamente comprometida com muitas causas beneficentes e ambientais e falou comovente aos delegados nas negociações climáticas da COP26 em Glasgow."

VEJA TAMBÉM:

  • Coroação jovem, crises familiares e reinado duradouro: como foi a vida de Elizabeth
  • Príncipe Charles: quem é o sucessor da rainha

Morte da rainha

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

A saúde da monarca foi motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a "exames" médicos que nunca foram detalhados. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.

O evento preocupante mais recente foi a cerimônia de nomeação da nova primeira-ministra britânica, Liz Truss, na terça-feira (6). Na ocasião, Elizabeth II transferiu, pela primeira vez na história, a cerimônia para o Palácio de Balmoral, onde ela estava. Até então, todos os premiês anteriores haviam sido nomeados no Palácio de Buckingham, em Londres.

  • ASSISTA: Todos os vídeos sobre família real Britânica

Morre Rainha Elizabeth II: relembre a trajetória da mais longeva monarca britânica

Morre Rainha Elizabeth II: relembre a trajetória da mais longeva monarca britânica


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*