Carregando...

A ascensão do áudio

Nos últimos anos, o consumo de áudio digital em todo o mundo aumentou muito. No Brasil, a curva de crescimento é constante, resultado da quantidade de plataformas de streaming de áudio que foram criadas e com o surgimento de novas tecnologias.

Devido a elas, hoje é possível que esse tipo de mídia seja extraído de outras que, além do áudio, usam o recurso de imagem ou texto, de modo a transformá-la em outro formato para diferentes finalidades.

É o que vamos te mostrar neste artigo. Iremos abordar, especificamente, a ascensão do áudio nesses últimos anos e como aproveitá-lo para diferentes fins, como o educativo, no ensino EAD.

A ascensão do áudio: como aproveitar no EAD — Foto: Divulgação

A ascensão do áudio: como aproveitar no EAD — Foto: Divulgação

Recurso usado para diferentes finalidades

Como foi dito, as novas tecnologias permitem que o áudio seja usado em diferentes plataformas e para diferentes finalidades. Dependendo da maneira como é utilizado e do meio onde é publicado, pode alcançar públicos diversos.

Podcast

Desde a sua popularização no país em 2019, o podcast está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. De acordo com o Ibope, 50 milhões de pessoas já ouviram podcasts, o que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do Brasil. Os números surpreendem, e essa quantidade de ouvintes se deve a dois fatores principais: à praticidade e grande variedade de conteúdo disponível.

Primeiro, que esse formato de áudio acompanha o movimento do dia a dia. Isso significa que você pode baixar o arquivo no seu celular ou computador para ouvir quando quiser, no caminho para o trabalho, no transporte público, na academia ou enquanto cozinha.

Diferente de outros formatos de conteúdo, como o vídeo, o podcast é feito para ser ouvido enquanto se realiza outras atividades.

Além disso, existem podcasts dos mais variados tipos, que abordam assuntos diversos para diferentes faixas etárias. Nas plataformas on-line, como Spotify e Deezer, é possível encontrar conteúdos que vão do entretenimento, com podcasts de humor, de histórias para crianças e cinema, até os de caráter jornalístico. Também existe uma série de conteúdos educativos e funcionais, como os de meditação, nesse mesmo formato de áudio.

Audiobooks

Os audiobooks, como o nome sugere, são livros em formato de áudio que surgiram, inicialmente, com o intuito de ajudar pessoas com deficiência visual e dislexia. Porém, hoje, diversas pessoas recorrem aos livros em áudio, principalmente àquelas que têm uma rotina corrida, com mil coisas para fazer. Isso porque esse formato permite que o leitor ouça o livro enquanto faz outras atividades.

Mas esse não é o único benefício dos audiolivros. Especialistas e educadores recomendam a adoção desse tipo de leitura para expandir o vocabulário e melhorar a pronúncia das palavras.

Assim como os livros físicos, existem audiobooks dos mais variados gêneros, de títulos mais vendidos e queridos pelo público. A diferença é que, por ser em áudio, o leitor/ouvinte tem a possibilidade de ouvir a versão exata do livro, palavra por palavra, ou a versão mais curta, com abreviações. Basta dar play no conteúdo pelo celular, no computador ou em um aparelho de som próximo.

Clubhouse

A rede social que ganhou popularidade no início de 2021 após a participação de Elon Musk e de várias outras personalidades, também utiliza o recurso de áudio para que os usuários possam se comunicar. Na verdade, o Clubhouse é uma rede social que permite apenas conversas por voz, diferente de outras plataformas que possibilitam a interação por textos e imagens.

De acordo com os criadores do aplicativo, Paul Davidson e Rohan Seth, esse método foi escolhido porque é uma “forma especial” de interação. Dessa forma, os usuários não precisam ligar camera alguma e podem conversar enquanto fazem suas tarefas diárias.

O aplicativo, que foi desenvolvido originalmente para iPhone (iOS), permite abrir salas de áudio de diversas temáticas, o usuário pode entrar naquelas com as quais mais se identifica.

Vídeos transformados em podcast (Vodcast)

Ainda nessa mesma temática, há ainda um novo formato que une duas tendências: vídeo e conteúdo em áudio. Estamos nos referindo ao vodcast, vídeos que têm o seu áudio extraído para serem transformados em podcasts. E o contrário, podcast que também têm versão em vídeo.

Esse modelo, que surgiu há pouco tempo, tem chamado a atenção de muitas pessoas, principalmente daquelas que trabalham com vídeo. Isso porque, agora, elas conseguem aproveitar o mesmo conteúdo e postá-lo em outras plataformas. Assim, além de ampliar o alcance, ainda otimiza o tempo do produtor.

A grande vantagem do vodcast é que, como o conteúdo é originalmente extraído de um vídeo, existe uma infinidade de temáticas que podem ser abordadas. E como posteriormente o áudio vai ser transformado em podcast, é interessante pensar nas categorias já existentes que fazem sucesso entre o público. Nesse sentido, categorias como entretenimento e educação são boas opções para investir, tendo em vista que ambas sempre estão na lista de podcasts mais ouvidos.

Vodcast para ensino a distância

Com essa possibilidade, fica ainda mais fácil para os negócios que precisam pensar em novas estratégias para ampliar seu público e ganhar mais espaço no mercado. Aqueles voltados para a educação, como cursos a distância, por exemplo, que têm como uma das principais ferramentas de ensino as videoaulas, o vodcast pode ser um bom investimento.

No caso das aulas EAD, disponibilizar o mesmo conteúdo em formato de podcast beneficia o aluno em vários pontos. O primeiro é que a informação em áudio é transmitida de uma forma mais leve para o estudante, de um ponto de vista mais técnico.

Além disso, o conteúdo também fica mais acessível, o que é muito bom, especialmente para alunos que têm alguma deficiência visual. Por fim, em momentos com instabilidade na internet ou quando o estudante não consegue participar da aula on-line, ele pode baixar o áudio e ouvir em uma outra hora. Quem é cliente Nochalks poderá contar com este recurso em breve.

Atenção à qualidade do áudio

Embora essa estratégia de transformar vídeo em podcast seja assertiva no ensino a distância, prezar pela qualidade do áudio também é muito importante. É isso que vai fazer com que o conteúdo fique com um aspecto profissional. Os alunos precisam receber um áudio que tenha sido gravado de forma clara, sem nenhuma interferência ou ruído.

Para isso, o recomendado é gravar em um lugar mais calmo e quieto, e que, de preferência, não tenha movimento de pessoas a todo momento. Um bom microfone também faz toda diferença. Dependendo do local em que o vídeo é gravado, o microfone do próprio celular pode ser suficiente, mas, para conseguir um resultado melhor e mais profissional, o de lapela ou o shotgun são os mais indicados.

Dessa forma, será mais fácil assegurar que os alunos estarão recebendo o conteúdo de ótima qualidade, e contemplar aqueles que são mais auditivos. Essas pessoas costumam se dar melhor em aulas expositivas, pois é o estilo em que a fala é mais explorada, além do fato de que são mais intolerantes com ruídos e com áudio ruim.

Aproveite o áudio das aulas EAD e o transforme em podcast com a Nochalks

Esse modelo de aulas em formato podcast é uma estratégia inovadora que oferece vantagens para o aluno, para o educador e para o dono do negócio. Os benefícios ainda aumentam quando se tem uma plataforma segura que oferece uma série de ferramentas e recursos para tornar a experiência dos usuários ainda melhor.

A Nochalks é uma plataforma EAD completa, que em breve contará com o recurso de transformar as videoaulas em podcasts de forma facilitada. Assim, o cliente poderá extrair o áudio do vídeo e disponibilizá-lo para que seus alunos possam ter acesso ao conteúdo.

Além disso, a Nochalks também oferece um design personalizável, sistema descomplicado para o controle das atividades financeiras do seu negócio, agendamento de aulas, live social (com transmissão para todas as redes ao mesmo tempo), importação dos alunos de outras plataformas, etc.

Solicite uma demonstração gratuita da plataforma EAD mais segura do mundo: https://nochalks.com/plataforma-ead


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar