Carregando...

Mais de 2 mil policiais militares estarão envolvidos na segurança do evento

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na Avenida Paulista, na região central da capital paulista
Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na Avenida Paulista, na região central da capital paulista
Foto: DANIEL TEIXEIRA / Estadão

A tão aguardada 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, apresentada por Terra e Smirnoff e realizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), acontece neste domingo, 19, após dois anos longe das ruas devido à pandemia.

Para o grande retorno na Avenida Paulista, o evento terá um esquema reforçado de segurança para garantir o conforto do público, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.

  • Ator Irandhir Santos compartilha foto com o marido e se declara
  • Parada divulga calendário e atividades da Feira da Diversidade
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Mais de 2 mil policiais militares fazem a segurança do evento. Além da Avenida Paulista, as equipes também atuam em locais de grande concentração próximos ao evento, como as ruas da Consolação e na Praça Roosevelt, onde acontece a dispersão dos participantes. Haverá patrulhamento a pé e bases comunitárias móveis espalhados pela região.

A Parada Gay também contará com uma sala de gerenciamento, composta por todos os órgãos envolvidos, como a Prefeitura, o Metrô, a Guarda Civil Metropolitana e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O grupo se reunirá no Centro de Operações da PM (Copom), onde também funciona o atendimento do 190, na Luz.

A segurança do evento contará com apoio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e do Corpo de Bombeiros, além do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), que sobrevoará o local com os helicópteros Águia, além do policiamento com emprego do Canil e do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

Combate à homofobia

A unidade policial especializada nas investigações de crimes de homofobia da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) também prestará seu apoio investigando denúncias que podem ser feitas através do Disque 100 e o Disque-Denúncia (181).

A Decradi funciona no Palácio da Polícia Civil, na Rua Brigadeiro Tobias, 527, na Luz, região central de São Paulo. Além do atendimento pessoal, vítimas e testemunhas podem entrar em contato com a unidade por meio dos telefones (11) 3311-3555 ou pelo e-mail decradi@policiacivil.sp.gov.br.

Delegacia da Diversidade Online

Outro aliado na segurança e no combate contra a homofobia é a Delegacia da Diversidade Online (DDD Online), que é responsável pelo registro eletrônico de todas as ocorrências de intolerância ou preconceito por diversidade sexual e de gênero e demais delitos dessas naturezas.

A Delegacia da Diversidade Online pode ser acessada por meio do site. A plataforma, sob responsabilidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo, foi programada para fácil navegação, de forma a simplificar o preenchimento das ocorrências.

Para realizar um registro, após acessar o link, o cidadão deve apenas clicar em comunicar ocorrência e depois no ícone Delegacia da Diversidade Online. O processo é rápido, seguro e não demanda conhecimento jurídico para classificação do tipo de delito. A própria plataforma oferece um questionário para orientar a vítima sobre o tipo de violência sofrido.

Depois de detalhar a ocorrência, a vítima insere os dados pessoais, as informações do agressor e as provas, caso possua. O processo de preenchimento é o mesmo já adotado para os outros crimes da delegacia eletrônica, mas adaptado às peculiaridades dos delitos de intolerância ou discriminação.

#TerraNaParada

Terra e Smirnoff apresentam a 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que este ano tem como tema "Vote com orgulho - por uma política que representa". Acompanhe a cobertura completa do evento em Terra NÓS, a vertical de diversidade do Terra, e fique por dentro do movimento LGBTQIA+ na Paulista e pelo mundo. E usando a hashtag #TerraNaParada nas suas redes sociais você pode entrar nessa com a gente!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*