Carregando...

Papa visitará Chipre e Grécia em dezembro

O Vaticano confirmou nesta sexta-feira (5) que o papa Francisco visitará Chipre e Grécia entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Papa Francisco com o patriarca ortodoxo Bartolomeu durante visita a Lesbos, em abril de 2016
Papa Francisco com o patriarca ortodoxo Bartolomeu durante visita a Lesbos, em abril de 2016
Foto: EPA / Ansa - Brasil
  • Conheça Alfons, o único príncipe negro da Europa
  • Putin pede ajuda do Exército ao ver casos de Covid-19 dispararem
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Essa será a terceira viagem internacional do líder católico em 2021, após as passagens pelo Iraque, em março, e por Hungria e Eslováquia, em setembro.

Também será a segunda visita do Papa à Grécia, mas a primeira, em abril de 2016, se limitou à ilha de Lesbos, que na época estava no epicentro da crise migratória no Mediterrâneo. Na ocasião, Francisco inclusive voltou para o Vaticano com 12 refugiados sírios.

O programa exato da viagem ainda não está definido, mas Jorge Bergoglio ficará no Chipre entre 2 e 4 de dezembro, visitando a capital Nicósia, e em seguida irá para a Grécia, onde passará pela capital Atenas e novamente por Lesbos.

Com 1,2 milhão de habitantes, o Chipre tem uma população majoritariamente ortodoxa e é dividido entre a República do Chipre, de maioria étnica grega e integrante da União Europeia, e a República Turca do Chipre do Norte, que é reconhecida apenas pela Turquia. A linha imaginária que separa esses dois territórios atravessa a capital Nicósia.

A vizinha Grécia também é majoritariamente ortodoxa, o que reflete a estratégia do Papa de reforçar a união entre as diversas confissões cristãs.

Além disso, o país é porta de entrada para refugiados do Oriente Médio na UE, já que algumas de suas ilhas, como Lesbos, estão a poucas dezenas de quilômetros da Turquia.   


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*