Carregando...

Personalidades lamentam a morte de Elizabeth II

Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral
Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral
Foto: REUTERS/ Stefan Wermuth

Uma das monarcas mais longevas do mundo, Elizabeth II teve a morte anunciada nessa quinta-feira, 8. Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral.

Com um reinado tão longo, que durou 70 anos e 214 dias, a morte de Elizabeth foi lamentada por políticos, autoridades e personalidades em todo o mundo.

  • BBC muda o logo para preto em respeito ao falecimento da Rainha Elizabeth II
  • Rei Charles III se pronuncia após morte da rainha Elizabeth II
  • Morre a rainha Elizabeth II aos 96 anos 
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Veja a repercussão abaixo.

Rei Charles III, monarca do Reino Unido

O agora Rei Charles III publicou um pronunciamento que diz: "A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família."

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas

"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo."

"Sua vida em serviço passa para nossas memórias sendo admirada pelas pessoas do Reino Unido e do mundo."

Emmanuel Macron, presidente da França

"Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século."

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

"É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à Família Real, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com você."

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

"Foi com o coração pesado que soubemos do falecimento da Soberana de mais longo reinado do Canadá, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ela foi uma presença constante em nossas vidas – e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país."

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

"Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, será lembrada como um dos pilares do nosso tempo. Ela forneceu liderança inspiradora para sua nação e povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública. Dolorido por sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido nesta hora triste."

"Tive encontros memoráveis com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II durante minhas visitas ao Reino Unido em 2015 e 2018. Nunca esquecerei seu calor e gentileza. Durante uma das reuniões, ela me mostrou o lenço que Mahatma Gandhi lhe deu de presente em seu casamento. Sempre guardarei esse gesto."


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*