Carregando...

Conclusão de reforma no CRPP III disponibiliza mais 216 novas vagas a custodiados no PA

As obras de recuperação do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, nordeste do estado, foram concluídas esta semana. Com a revitalização, foram disponibilizadas mais 216 novas vagas a custodiados.

O local passou por modernização e e reparos na iluminação, foram instalados vasos e pias anti-vandalismo. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) destaca que, no total, Pará chega a 1.554 novas vagas no sistema penitenciário só com unidades já existentes recuperadas.

Diretor de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Seap, Nacib Jordy observa que o CRPP III tinha um dos piores blocos carcerários do sistema. "Agora, com certeza, a reforma foi boa tanto para as pessoas privadas de liberdade, como para os servidores", assegura.

A revitalização, diz ele, é um dos pilares fundamentais de reconhecimento da dignidade da pessoa privada de liberdade e dos servidores do sistema, que terão um ambiente de trabalho mais agradável.

"O CRPP3 foi entregue como unidade automatizada. A mais moderna obra prisional do governo na época e a mais cara. Dois anos depois estava tudo quebrado. Ratos e fezes boiavam pelos pavilhões. Muitas unidades se perderam pelo abandono do estado. Não herdamos somente um sistema com 280% de superlotação. Herdamos cadeias caindo aos pedaços", diz o secretário da Seap, Jarbas Vasconcelos.

Ele afirma que o Governo do Estado não tem se limitado a construir cadeias novas, nos mais altos padrões de segurança, higidez e operação.

"Temos reformado, modernizado e ampliado as unidades antigas, antes em processo de severa deterioração. Tudo sem uma tomada no interior das celas, como toda unidade prisional no Pará, graças à técnica da ventilação cruzada", destaca Jarbas Vasconcelos.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*