Carregando...

Uso de extintor em show de comédia no Theatro da Paz, em Belém, divide opiniões, mas artista explica: 'é a cultura das aparelhagens no palco'

Show de comédia leva cultura das aparelhagens ao Theatro da Paz, tradicional palco de espetáculos em Belém. — Foto: Reprodução

Show de comédia leva cultura das aparelhagens ao Theatro da Paz, tradicional palco de espetáculos em Belém. — Foto: Reprodução

A apresentação de StandUp Comedy, "ShowPITEL", com os comediantes João The Rocha, Epaminondas e Natto Almeida, esgotou duas sessões esta semana no Theatro da Paz, em Belém - uma das principais casas de espetáculos do Norte. No entanto, imagens do momento em que um dos artistas utiliza um extintor chamou atenção e até dividiu opiniões na internet.

Ao g1, João The Rocha explica que o equipamento era cênico, usado para trazer um pouco da cultura das aparelhagens ao palco tradicional do teatro.

"Não era de verdade, era cênico, próprio para espetáculos, a gente quis trazer a cultura das aparelhagens, do 'rock doido', pra dentro do teatro (...)"

"Então a gente colocou esse elemento como uma forma de representatividade para a galera que vai nos shows de aparelhagem, nas festas da noite de Belém. E isso só fez a galera pirar mais, ao ver esses elementos da nossa cultura, e bem diferente do que se costuma ver no Da Paz", comenta.

Comédia da periferia

Ao propor levar a comédia feita em bares de Belém ao palco do Theatro da Paz, o trio diz que queria falar da periferia para a periferia. Para João The Rocha, a conquista do palco onde se costuma ver óperas e orquestras para a comédia paraense contemporânea é algo "único, histórico e um divisor de águas".

"Esse era um plano que a gente tinha mais pra frente, mais distante, mas acabou tudo superando nossas expectativas, principalmente pela recepção do público, que abraçou esse trabalho, e ambas as sessões saiu totalmente satisfeito. Acho que pode ter sido algo bem marcante para a cena artística aqui da cidade".

"Showpitel" lota o Theatro da Paz, em Belém. — Foto: Divulgação / Diego Santos

"Showpitel" lota o Theatro da Paz, em Belém. — Foto: Divulgação / Diego Santos

O sucesso vem também, além das apresentações nos bares, das redes sociais. Juntos, os perfis dos três artistas somam mais de 250 mil seguidores. Já o projeto "Showpitel" é seguido por pouco mais de 10 mil.

João revela como é o processo de criação para o espetáculo no teatro, que requer alguns elementos a mais do que o público que os acompanha já está acostumado.

Com produção executiva de Ronaldo Sandres, o espetáculo mostra os artistas como se estivessem em uma festa de aparelhagem, mas sem a estrutura que potencializa o som do tecnobrega e ritmos paraenses. Na apresentação, eles reúnem elementos regionais para falar de cotidiano e cultura do Pará.

Artistas paraenses lotaram Theatro da Paz com show de standup comedy "Showpitel". — Foto: Divulgação / Diego Santos

Artistas paraenses lotaram Theatro da Paz com show de standup comedy "Showpitel". — Foto: Divulgação / Diego Santos

"Basicamente foi na mesma pegada do nosso show que a gente já fazia nos bares, mas agora com uma nova roupagem, com contexto histórico, contando a história até mesmo do próprio Theatro da Paz. A gente brincou muito, porque querendo ou não, a gente botou lá muita gente da periferia no teatro. E isso é muito importante pra gente, ter essa galera lá é significativo porque a gente pensa em tudo, o texto, para quem não é acostumado a estar em um teatro como esse", detalha.

Depois de levarem aproximadamente 1.500 pessoas ao Theatro da Paz a cada sessão, segundo a organização, o plano agora é levar o show para outros lugares, conta João.

"Nossa ideia é levar esse show para outras cidades, até mesmo fora do estado, em outros teatros. Mas com esse trabalho a gente já se sente fazendo história, abrindo uma porta por sermos um dos primeiros grupos de comédia, aqui do Pará, a levar um show de standup a esse teatro, tão respeitado e conceituado, do nosso estado".

Leia as principais notícias do estado no g1 Pará


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar