Carregando...

Covid-19: Cidades do litoral do Paraná vacinam o público em geral; veja o cronograma

Antonina começa a vacinar público em geral com mais de 40 anos

Antonina começa a vacinar público em geral com mais de 40 anos

As sete cidades do litoral do Paraná criaram cronogramas próprios para vacinar a população contra a Covid-19. Nos municípios menores, a vacinação avançou para grupos mais jovens, como no caso de Guaraqueçaba e Antonina, que estão vacinando moradores com 30 e 40 anos, respectivamente.

Das cidades do litoral, Paranaguá é a que mais vacinou. Até esta terça-feira (8), segundo dados do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), foram aplicadas 63.023 primeiras doses.

  • CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
  • ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
  • VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas

Litoral do Paraná tem cidades com vacinação avançada para grupos com idades menores. — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Litoral do Paraná tem cidades com vacinação avançada para grupos com idades menores. — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

Para seguir os cronogramas, as prefeituras destacam a necessidade de que as pessoas comprovem residência nas cidades onde forem tomar a vacina. Caso não tenha um comprovante de endereço, a pessoa pode levar o título de eleitor.

Em todas as cidades também é necessário levar um documento com foto para receber o imunizante. Veja o cronograma por cidade abaixo.

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PSC), destacou que, mesmo com a vacinação avançando nos municípios do litoral, é importante que a população continue se cuidando.

“Vamos continuar com distanciamento, uso de máscara, sair se for só necessário. Evitar que crianças estejam em circulação e evitar visitas. Temos que continuar com a prevenção, para que a gente consiga imunizar o maior número da população e diminuir os números de Covid”, alertou.

Cada cidade tem um cronograma diferente no litoral do Paraná. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Cada cidade tem um cronograma diferente no litoral do Paraná. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Cronograma por cidades

Antonina:

Vacinando, nesta terça-feira, pessoas com 40 anos completos ou mais, além dos grupos prioritários no Teatro Municipal. O município também está na reta final da vacinação da população de áreas rurais e ribeirinhas. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, da população com 18 anos ou mais, 53% recebeu a vacina.

Morretes:

Não tem vacinação nesta terça e quarta-feira (9). A partir de quinta-feira (10), continua a vacinar gestantes e mulheres que tiveram parto recentemente, acima de 18 anos. A cidade também vai vacinar trabalhadores portuários e depois vai começar a imunizar a população em geral com 59 anos.

Guaratuba:

Aplica as vacinas com agendamento. Para isso, a prefeitura criou um site onde as pessoas fazem o cadastro. Por lá, são vacinados grupos prioritários (idosos, pessoas com comorbidades, deficientes, trabalhadores da educação e assistentes sociais) e pessoas com 59 anos do público geral. A partir de quinta-feira, o ponto de vacinação vai ser o ginásio do parque municipal em Piçarras.

Pontal do Paraná:

Vacina pessoas com comorbidades acima de 30 anos e criou cronograma para os grupos gerais. Nesta terça-feira, são pessoas com 58 anos ou mais. Na quarta-feira, aplica a vacina em quem tem 57 e na quinta-feira quem tem 56 anos ou mais.

Paranaguá:

A cidade atende grupos prioritários e também pessoas com 48 anos ou mais. Paranaguá tem vacinado a população na Estação Ferroviária.

Guaraqueçaba:

A cidade foi a que mais diminuiu a taxa de idade de vacinação. Pessoas de 30 a 49 anos, da população em geral, podem se vacinar a partir desta terça-feira. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Padre Mario di Maria, Lídio Michaud e Nelza Ferreira Terra.

A estimativa é de que 60% da população, estimada em 7.594 pessoas, foi vacinada. A meta é vacinar todos os moradores até setembro.

Paranaguá tem vacinado na Estação Ferroviária. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Paranaguá tem vacinado na Estação Ferroviária. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranaguá

Vacinômetro no litoral

Por ser a maior cidade do litoral, Paranaguá aparece com maior número de aplicações. Com a primeira dose, são 40,3% dos moradores vacinados e com a segunda, o número de vacinados corresponde a 14,4% da população da cidade, que é de 156.174, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das cidades com menos de 20 mil habitantes, Antonina - que tem 18.949 moradores - é a que mais vacinou a população com primeiras doses. Ao todo, foram imunizados 28,1% das pessoas. Morretes vacinou 22,8%.

Vacinação nas cidades do litoral paranaense

CidadePrimeira doseSegunda dose
Morretes3.7571.646
Antonina5.338 2.330
Paranaguá63.023 22.511
Matinhos9.581 3.755
Pontal do Paraná7.670 3.178
Guaratuba9.293 3.629
Guaraqueçaba1.822 863
Fonte: Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)
deslize para ver o conteúdo

VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná

7 vídeos

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*