Carregando...

Sicredi Campos Gerais PR/SP alcança resultado recorde no primeiro semestre

Com 33 agências nos estados do Paraná e São Paulo e mais de 88 mil associados, a cooperativa Sicredi Campos Gerais PR/SP fechou o primeiro semestre com resultado recorde. No período, a instituição financeira cooperativa registrou R$ 4 bilhões de recursos administrados, uma alta de 45% em comparação ao mesmo período de 2020. Em ativos totais foram registrados R$ 4,1 bilhões, um crescimento de 39%, se comparado com o primeiro semestre do ano anterior.

“Os números positivos são o reflexo da confiança que o associado deposita na nossa cooperativa. Por isso seguimos atuando baseados nos propósitos do cooperativismo e com um modelo de negócio que representa uma alternativa viável ao sistema financeiro tradicional. Além de oferecer soluções financeiras aos nossos associados, impactamos positivamente as comunidades onde atuamos por meio do crescimento coletivo”, afirma o diretor executivo da Sicredi Campos Gerais PR/SP, Marcio Zwierewicz.

Para o executivo, o cooperativismo de crédito possui uma forma de fazer negócios capaz de gerar desenvolvimento econômico e social, aliados à sustentabilidade. Um diferencial relevante, especialmente durante a pandemia de covid-19. “Realizamos diversas iniciativas de apoio aos associados e ações de solidariedade e responsabilidade social voltadas às comunidades”, destaca.

Colaboração e solidariedade

Por conta da pandemia, os recursos do Fundo Social da Sicredi Campos Gerais PR/SP foram utilizados para a compra de respiradores, máquinas de oxigênio e camas hospitalares para UPAs e hospitais dos municípios da área de atuação da cooperativa. Além disso, as ações solidárias desenvolvidas pela cooperativa, em celebração ao Dia de Cooperar, resultaram em 12 toneladas de alimentos e itens de higiene doados por meio do Projeto “Alimente o Espírito Cooperativista” que transformava operações financeiras em quilos de alimentos.

Os projetos de solidariedade ainda beneficiaram imigrantes haitianos e cubanos, e refugiados em situação de vulnerabilidade que vivem na Região Metropolitana de Curitiba e que receberam 340 peças de roupas confeccionadas a partir de uniformes de colaboradores. Conectado com as questões de sustentabilidade, o projeto “Atitude Consciente'' cresceu em número de parceiros e arrecadações com a coleta de mais de 30 mil litros de óleo de cozinha usado, colaborando pelo menor impacto ao meio ambiente.

Assessoria Sicredi Campos Gerais PR/SP

Assessoria Sicredi Campos Gerais PR/SP

Investimentos em educação e formação de lideranças

A principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida, que atua na educação integral de crianças e adolescentes, se expandiu ainda mais na área de atuação da Sicredi Campos Gerais PR/SP com novas escolas parceiras nos municípios de Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Ventania e Tibagi. Com adaptações e uso de plataformas digitais a cooperativa ainda conseguiu manter as ações de educação financeira, tema importante para o Sicredi na divulgação de boas práticas sobre o uso consciente do dinheiro.

O apoio à formação de lideranças também contou com o auxílio da tecnologia para a manutenção dos encontros dos Comitês Jovem e Mulher. Além disso, a cooperativa ainda iniciou o projeto do Comitê de Inclusão e Diversidade.

“A cooperativa apresenta novas possibilidades para cuidar do dinheiro do associado de forma mais sustentável e colaborativa. Soluções que agregam renda e contribuem para uma sociedade mais inclusiva”, destaca a diretora de Negócios da Sicredi Campos Gerais PR/SP, Leila Grik.

De acordo com a especialista, a cooperativa tem atuado para atender diferentes perfis de associados. “Temos um amplo portfólio de soluções financeiras que vão desde financiamento de veículos, painéis solares, crédito para empreendedor, para o produtor rural e consignado para funcionários públicos, até soluções digitais com o Pix e Tag para passagem automática nos pedágios”, comenta.

Tendo o relacionamento próximo com um dos grandes diferenciais, a Sicredi Campos Gerais PR/SP mantém o plano de expansão da rede de atendimento. A cooperativa inaugurou a quinta agência em Ponta Grossa e a décima em Curitiba. Outras cinco agências previstas para os estados do Paraná e São Paulo já estão com as obras em andamento e, até o fim de 2022, a cooperativa projeta uma rede com 40 agências na área de atuação.

“Abrir novas agências significa gerar emprego, desenvolvimento e renda para as comunidades. Acreditamos que, além de proporcionar uma experiência digital de alta qualidade, o atendimento físico continuará sendo um grande diferencial. No Sicredi é o associado que escolhe como e onde quer ser atendido”, analisa a diretora de operações, Tilene Farina.

Para o presidente da Sicredi Campos Gerais PR/SP, Popke Ferdinand Van der Vinne, além dos números positivos, a atuação da cooperativa tem demonstrado a força do propósito cooperativista com colaboração, transparência e gestão participava. “Nunca se falou tanto na força de cooperação e essa é a essência do Sicredi há mais de 118 anos. Juntos trabalhamos por uma sociedade mais próspera”, finaliza.

Por conta da pandemia, as assembleias serão realizadas com menor público e seguindo todos os protocolos sanitários. Porém para manter a transparência da habitual prestação de contas semestral, a cooperativa produziu um vídeo relatório com as ações realizadas no semestre que pode ser visualizado em: https://www.youtube.com/watch?v=bc-_fXpv--8&t=94s

Sobre o Sicredi

A Sicredi Campos Gerais PR/SP é uma das mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*