Carregando...

Saiba como o marketing de conteúdo pode fazer sua empresa vender mais

O marketing digital tem se tornado uma das principais fontes de vendas para as empresas. E dentro das estratégias que ele oferece, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas para fazer a sua empresa vender mais e criar um público fiel.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair clientes através da criação de conteúdos interessantes (textos para site/blog, posts para redes sociais, infográficos, e-books). São conteúdos criados para atuarem como isca, capazes de fisgar a atenção do possível cliente e, por consequência, gerar fluxo aos canais digitais e conversão em vendas.

Mas, você pode estar se perguntando: Por que eu devo investir em marketing de conteúdo se minha empresa já investe em estratégias de marketing digital (como os anúncios pagos)?

Para responder essa pergunta, é preciso distinguir as duas formas de ação e como elas funcionam dentro de uma estratégia de marketing digital.

Estratégias pagas ou tráfego pago

  • Destinam-se a atrair clientes através de anúncios cujo foco está na venda;
  • Os resultados tendem a ser sazonais, de acordo com a ação que está sendo realizada;
  • A fidelização de clientes não é a prioridade.

As estratégias orgânicas ou tráfego através do conteúdo possuem muito mais vantagens, dentre elas:

  • Visam atrair o público com conteúdo relevante;
  • Fortalecem a autoridade da marca;
  • Constroem um público fiel que se identifica e interage com a marca;
  • Fortalece a relação marca/consumidor que vai além da relação comercial.

É importante destacar que ambas as estratégias têm sua utilidade e valor; porém, se você negligencia o marketing de conteúdo, certamente está perdendo a forma mais eficiente de fidelizar seu cliente e fortalecer a sua marca no mercado junto ao seu público consumidor.

Além de que o retorno do investimento (ROI) em marketing de conteúdo, tende a ser muito maior comparado ao tráfego pago. Isso porque, no momento que você encerra uma campanha de tráfego pago, imediatamente se encerra a geração de novos visitantes/leads para sua empresa. Porém, ao encerrar uma campanha de marketing de conteúdo, ela tende a continuar apresentando resultados por um bom tempo.

Na Internet, você precisa ser visto e lembrado

Ter uma presença digital relevante é vital para o seu negócio. Isso porque o número de pessoas conectadas só cresce, assim como o número de horas que cada usuário passa na internet.

Você sabia que são mais de 116 milhões de brasileiros que passam em média 9 horas e 14min por dia conectados? E que, até 2018, o Brasil já tinha 64,7% da população conectada à internet, segundo o IBGE?

Isso significa que, quando o assunto é captar e fidelizar clientes, a vitrine digital não pode ser ignorada. E, investir em uma estratégia de marketing de conteúdo é uma forma eficiente de atrair a atenção desse público, com conteúdo relevante, que não se resume a apenas divulgar um produto ou serviço.

Lembre-se: presença digital só é eficiente quando gera resultados. E os resultados estão, onde as pessoas estão.

Como iniciar no marketing de conteúdo

Existem muitas estratégias que podem ajudar você a estabelecer uma presença digital eficiente. Mas, é importante lembrar que o marketing de conteúdo precisa ser bem planejado e desenvolvido por profissionais qualificados. Um investimento em marketing digital só é eficiente quando gera resultado e resultado se alcança com um bom plano de ação, muito bem construído e definido.

Quando você cria um vínculo com o seu público, esse vínculo vira uma audiência e essa audiência se transforma em fidelização à sua marca, trazendo novos consumidores e fortalecendo o relacionamento com clientes antigos.

As vantagens de investir em marketing de conteúdo, podem ser resumidas, então, em quatro aspectos:

  1. Constrói audiência;
  2. Estabelece autoridade;
  3. Gera oportunidades;
  4. Ajuda na conversão, aumentando o número de vendas.

Algumas iniciativas que podem fazer sua empresa decolar no marketing de conteúdo:

1. Invista em um site e em um blog

O site é a casa do seu negócio na Internet. O público que busca o seu produto ou serviço precisa encontrá-lo de modo eficiente e atraente. É nele que você vai apresentar tudo o que o seu negócio é e pode oferecer.

Ao contrário do que muitos pensam, site e blog não são a mesma coisa. O site é um ambiente muito mais institucional, onde você vai mostrar o seu negócio, o seu produto ou serviço.

O blog é um ambiente onde você estabelece uma narrativa com seu público. Essa ferramenta tem o poder de contar histórias, apresentando pontos de vista, opinião, além de apresentar novidades sobre o seu mercado, sobre seus produtos e serviços. Tudo isso, usando a produção de textos, estrategicamente preparados para a conversão de visitantes em clientes.

É por meio de textos bem escritos e desenvolvidos com linguagem e técnicas específicas que o blog constrói uma narrativa com o público. O blog é uma oportunidade da sua marca mostrar relevância e autoridade sobre o produto que vende e o mercado em que atua.

Também é através do blog que você começa a se destacar nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Ao criar conteúdos aprofundados e de extrema qualidade, os algoritmos dos buscadores começam a entender que seu site e blog têm relevância para aquele nicho de mercado, e você começa a receber novos visitantes.

2. Crie conteúdos atraentes para suas redes sociais

É fundamental alimentar as suas redes sociais com conteúdos que explorem todo o potencial do seu negócio e que sejam uma ferramenta de conexão entre todos os seus canais digitais.

Quando bem atualizadas, as redes sociais podem gerar tráfego orgânico para o seu site e dar visibilidade para o conteúdo do seu blog.

3. Invista na criação de conteúdos ricos

A ideia aqui é produzir conteúdos que estejam alinhados às necessidades do seu público e que possam servir de referência para pesquisas e informação, além de dar dicas e provocar novos insights.

Um bom exemplo desse tipo de conteúdo são os E-books, que podem ser disponibilizados em estratégias específicas dentro do seu site.

O segredo é usá-los de modo a demonstrar sua autoridade sobre um assunto e também resolver dúvidas que o seu visitante/cliente possa ter, não somente pelo seu produto ou serviço, mas também de modo mais abrangente sobre o seu mercado de atuação.

Da teoria para a prática: hora de colocar a mão na massa

Agora, você pode estar se perguntando: Por que não tenho resultados expressivos se eu já tenho um site, um blog e atualizo minhas redes sociais? A resposta é simples: não basta fazer. É preciso ter uma estratégia e um acompanhamento profissional.

É preciso entender o seu público, escolher corretamente as pautas e temas a abordar, traçar os objetivos, montar um calendário editorial, acompanhar indicadores e partir para a execução. Sem esquecer que tudo isso precisa ser monitorado e os resultados avaliados, para que as estratégias sejam ajustadas periodicamente, sempre que necessário.

Como investir e ter resultados em marketing de conteúdo

A boa notícia é que você não precisa fazer tudo isso sozinho. A agência RedaWeb é especialista em marketing de conteúdo e pode ajudar você a construir um público fiel, uma marca com autoridade no mercado e claro, vender muito mais.

Ao contrário do que você possa imaginar, investir num trabalho de marketing de conteúdo não é caro e pode ser adaptado levando em conta a sua necessidade atual e os resultados que deseja atingir.

Com uma equipe especializada de jornalistas, editores, redatores, designers, consultores e analistas, a RedaWeb ajuda tanto pequenas empresas que desejam iniciar no marketing de conteúdo, quanto médias e grandes empresas com times completos de marketing querendo aumentar as vendas. Tudo isso em uma plataforma exclusiva, onde você pode acompanhar o andamento da produção dos conteúdos e o desempenho da sua estratégia.

Com a contratação de um trabalho profissional, você ainda ganha com a otimização do seu tempo e ainda alavanca o potencial de crescimento do seu negócio.

Desde 2013 no mercado, já são mais de 150 mil textos produzidos e mais de 8.500 clientes atendidos, com resultados que comprovam a força do marketing de conteúdo, quando produzido de maneira correta e com foco no resultado.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre marketing de conteúdo, esclarecer dúvidas e entender como essa estratégia pode alavancar as vendas da sua empresa, entre em contato conosco. Nossos consultores estão à sua disposição:

Telefone: 0800 750 5564

WhatsApp: (11) 97192-0944

Site: www.redaweb.com.br


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*