Carregando...

Aprenda a receita de rocambole salgado de pinhão

Aprenda a preparar um rocambole de pinhão

Aprenda a preparar um rocambole de pinhão

A produtora Maria Inocência Ramos ensinou a equipe do Caminhos do Campo uma receita de rocambole salgado recheado com pinhão e carne. Confira a receita completa:

Ingredientes

Massa

  • 6 ovos
  • 1 colher (chá) sal
  • 6 colheres (sopa) farinha de trigo

Recheio

  • 300 g pinhão cozido e triturado
  • 150 g carne de frango desfiado ou carne moída
  • 1 pedaço pequeno de bacon
  • ½ caixa de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) requeijão
  • Cebola, alho e cheiro verde a gosto

Cobertura

  • 300 g de batatinha cozida e espremida
  • ½ caixa de creme de leite
  • 2 colheres de maionese

Rocambole de pinhão — Foto: Reprodução/RPC

Rocambole de pinhão — Foto: Reprodução/RPC

Modo de preparo

Bata os ovos. A dica de Dona Maria é bater as claras primeiro e, depois, adicionar as gemas. Bata bem até ficar com uma textura cremosa. Adicione o sal e misture bem.

Em seguida acrescente aos poucos o trigo com ajuda de uma colher e uma peneira. Vá misturando.

Em uma forma retangular bem untada com manteiga ou margarina, despeje a mistura. Espalhe bem, de maneira uniforme. Em um forno pré-aquecido, coloque a massa para assar de dez a 15 minutos a 180° C.

Depois de assada, espere a massa esfriar antes de desenformar. Depois de desenformada, enrole a massa para dar a ela o formato base do rocambole.

Dica da Dona Maria: use um rolo de papel manteiga untado como base para facilitar o processo.

Para o recheio, corte o bacon em pequenos cubos e coloque para fritar com um pouco de azeite. A própria gordura do bacon vai ajudar a fritar, além de dar um sabor especial. Depois, adicione à panela a cebola e o alho para fritar junto, também bem picados.

Acrescente o frango ou carne moída para refogar junto. Se achar que a carne está seca, adicione um pouco de água; também vale adicionar um pouco do creme de leite para engrossar. Misture bem. Depois de cozido, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Depois, adicione o requeijão e o creme de leite. Misture bem e comece a adicionar o pinhão moído, aos poucos, sempre misturando bem.

O resultado é uma mistura semelhante a um patê. Acrescente cheiro verde a gosto e, se quiser, também adicione pimenta a gosto. Misture bem.

Com uma colher ou espátula, espalhe bem o recheio pela massa aberta. Com ajuda de papel manteiga, enrole a massa. Espere esfriar um pouco para adicionar a cobertura, dessa forma não correr risco de ela desmanchar sobre o rocambole.

Para a cobertura, basta misturar a batatinha, o creme de leite e a maionese e decorar como preferir. Dona Maria costuma espalhar o mesmo pinhão moído que usou no recheio sobre a cobertura, junto com pedaços de pinhão cozido.

Reveja os vídeos do Caminhos do Campo

Veja mais destaques na página especial Caminhos do Campo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*