Carregando...

Consórcio Nordeste e governo da França assinam acordo para projetos de meio ambiente e geração de emprego

Durante quase quatro horas, grupo tratou de assuntos como energia, água, saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar— Foto: Reprodução/TV Globo

Durante quase quatro horas, grupo tratou de assuntos como energia, água, saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar — Foto: Reprodução/TV Globo

Governadores e representantes de estados do Nordeste se reuniram, nesta quinta-feira (29), com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e integrantes da Embaixada da França e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Eles assinaram um acordo de cooperação envolvendo a gestão estratégica do meio ambiente e o desenvolvimento da região.

Durante quase quatro horas, eles debateram temas como energia, água, saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar. A reunião foi realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.

Foi apresentada uma declaração conjunta das iniciativas já desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias.

O governador Paulo Câmara explicou que Pernambuco trabalha com projetos envolvendo energias renováveis, turismo, agricultura familiar, saneamento e abastecimento de água. "

São os carros-chefe. Temos projetos prontos, já mostrados. Queremos parceiros para tirar do papel. E, ao mesmo tempo, ajudar as cidades pernambucanas a entrar no conceito de cidades sustentáveis".

Ele destacou que o governo francês se colocou à disposição da região com a agência que oferece linhas de créditos para investimentos na áreas debatidas.

"Já temos investimentos privados ocorrendo no nosso estado e, a partir destas parcerias, vamos ter oportunidade de firmar, nos próximos anos, novas parcerias e tirar do papel projetos que a gente sabe que são importantes para o futuro e para a geração de emprego e renda”, destacou.

O governador Paulo Câmara disse que Pernambuco está com capacidade de fazer operações de crédito e tirar do papel projetos importantes para a geração de emprego e renda — Foto: Priscilla Aguiar/G1 PE

O governador Paulo Câmara disse que Pernambuco está com capacidade de fazer operações de crédito e tirar do papel projetos importantes para a geração de emprego e renda — Foto: Priscilla Aguiar/G1 PE

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste, explicou que o trabalho começou há dois anos, com a assinatura de uma carta de intenções de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.

“Essa integração permite que a gente tenha mais de R$ 7,5 bilhões de investimentos, fruto desse trabalho, gerando emprego, gerando renda. Agora, colocamos uma etapa nova que vai prosseguir não apenas com aquela carteira, mas outros investimentos que a gente possa casar a área ambiental com a do turismo e garantir com isso inclusão social das comunidades nativas nessas regiões”, detalhou.

Ele acrescentou que a Agência Francesa de Desenvolvimento patrocina um grupo técnico que está trabalhando na elaboração dessa nova carteira de projetos, para as etapas seguintes.

"Tem bancos franceses, bancos brasileiros, as áreas de meio ambiente, regularização fundiária e essas partes relacionadas aos fundos de investimento".

A embaixadora da França, Brigitte Collet, afirmou que há muitos objetivos em comum entre os dois países — Foto: Priscilla Aguiar/G1 PE

A embaixadora da França, Brigitte Collet, afirmou que há muitos objetivos em comum entre os dois países — Foto: Priscilla Aguiar/G1 PE

A embaixadora da França, Brigitte Collet, afirmou que há muitos objetivos em comum entre os países, que têm uma tarefa global em encorajar o desenvolvimento sustentável e o respeito ao Acordo de Paris sobre o clima.

“Essa carta de intenções concretizou nossa vontade de trabalhar juntos na área do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, porque temos interesses e convicções comuns que se alinham com o acordo de Paris sobre o clima. A agência lançou e continua lançando vários projetos no Nordeste particularmente no setor de água e saneamento”, afirmou.

Também participaram do encontro os governadores Rui Costa, da Bahia, João Azevedo, da Paraíba, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, e Renan Filho, de Alagoas, a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o prefeito do Recife, João Campos, e um representante do estado do Ceará. Apenas o estado do Maranhãonão enviou representante.

O encontro também contou com a presença do cônsul-geral da França no Recife, Hugues Fantou, o diretor regional da Agência Francesa de Desenvolvimento no Brasil e no Cone Sul, Phillippe Orliange, o chefe do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França, Sébastien Andrieux e a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França, Maguelone Orliange.

VÍDEOS: Mais assistidos de Pernambuco nos últimos 7 dias

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar