Carregando...

Carnaval 2022: Galo da Madrugada anuncia homenagem a Claudionor Germano e 'Viva a Vida, Viva o Frevo!' como tema

Em coletiva online e presencial, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, chegou a se emocionar— Foto: Daniele Fonseca/TV Globo

Em coletiva online e presencial, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, chegou a se emocionar — Foto: Daniele Fonseca/TV Globo

As festas de carnaval em 2022 ainda não foram liberadas oficialmente pelo governo, mas o avanço da vacinação contra a Covid-19 deixou quem trabalha com a folia otimista. O Galo da Madrugada está entre os que começaram a planejar o desfile e, nesta quarta (1º), anunciou homenageados e o tema da 44º edição: "Viva a Vida, Viva o Frevo!”.

O cantor Claudionor Germano será o grande homenageado deste ano, mas a agremiação informou que o desfile também irá exaltar nomes como Ary Nóbrega, que faleceu em 2020 e foi responsável pelos carros alegóricos do Galo por décadas, e o cantor Getúlio Cavalcanti (veja lista completa mais abaixo).

Apesar dos planos para o próximo ano, o presidente da agremiação, Rômulo Menezes, afirmou que o desfile só será realizado "se as condições sanitárias e de saúde pública permitirem".

"Em primeiro lugar está a vida, em segundo lugar vem o frevo. A gente tem que respeitar a vida para depois poder brincar o frevo. Fica uma mensagem, um apelo a todos que gostam e querem brincar o carnaval em 2022: que se cuidem e respeitem as normas de distanciamento, uso de máscara", disse.

O cantor Claudionor Germano será o principal homenageado do desfile do Galo da Madrugada em 2022 — Foto: Katherine Coutinho/G1

O cantor Claudionor Germano será o principal homenageado do desfile do Galo da Madrugada em 2022 — Foto: Katherine Coutinho/G1

Em nota, o governo estadual reforçou que os festejos de carnaval ainda não foram liberados e que, primeiro, precisam ser realizados os eventos-teste, liberados a partir de setembro, para que seja feita a análise sobre novas flexibilizações e avanços.

"O diálogo com os setores envolvidos é permanente, em especial com os organizadores do bloco Galo da Madrugada. A vacinação está caminhando a passos largos, mas essa decisão tem que ser tomada com responsabilidade e segurança para que os números dos indicadores da pandemia não voltem a subir", disse o governo.

De acordo com o presidente do Galo da Madrugada, apesar de não haver liberação ainda, a agremiação já definiu que 30 é o número máximo de trios elétricos que vão ser permitidos em 2022. "Não podemos ter mais do que 30, mas esperamos ter pelo menos 29", disse.

Menezes ficou emocionado ao falar sobre o desfile. "Desculpem, mas é emocionante voltar a falar do desfile para os foliões. É um tema que celebra a vida e exalta o frevo. Então, a gente acredita muito na força desse tema, que fala da coisa mais nobre que a gente tem, que é a vida", disse.

No último desfile do Galo, em 2020, mais de dois milhões de foliões participaram — Foto: Reprodução/TV Globo

No último desfile do Galo, em 2020, mais de dois milhões de foliões participaram — Foto: Reprodução/TV Globo

Desde a sua fundação em 1977, o Galo da Madrugada realizou ininterruptamente diversos desfiles e prévias. O tradicional desfile deixou de ser realizado apenas este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Rômulo, o bloco mobiliza oficialmente mais de 4 mil contratados somente no sábado de Zé Pereira, incluindo músicos, produtores, motoristas de trios, costureiras, maquiadores, cabeleireiros, cozinheiros, vendedores ambulantes, catadores de latinhas, artistas e outros profissionais.

Em 2021, no dia em que ocorreria o desfile do bloco, teve folião saudoso que foi para a rua reverenciar o clube de máscaras, que após mais de quatro décadas não pôde desfilar.

No último desfile do Galo, em 2020, mais de dois milhões de foliões participaram ao longo dos seis quilômetros de percurso pela capital pernambucana (veja vídeo abaixo).

Desfile do Galo da Madrugada agita Recife por quase dez horas

Desfile do Galo da Madrugada agita Recife por quase dez horas

Homenageados

O presidente do Galo da Madrugada também anunciou os homenageados da próxima edição do desfile. Entre eles estão artistas, compositores e maestros.

Os homenageados deste ano são Ary Nóbrega, Ademir Araujo, Capiba, Carlos Fernando, Clóvis Pereira, Duda, Edgar Moraes, Edson Rodrigues, Fernando Azevedo, Fernando Borges, Getúlio Cavalcanti, Guedes Peixoto, Jota Michiles, Levino Ferreira, Luiz Bandeira, Mathias da Rocha, Nelson Ferreira, Nunes, Spok, Toscano Filho e Zé Menezes, além do cantor de frevo Claudionor Germano.

"Eles serão reverenciados durante o desfile e terá uma homenagem diferenciada a Claudionor Germano, que em 2022 completará 90 anos. E também Ary Nóbrega, que infelizmente nos deixou, mas a arte dele de fazer as alegorias, transformar um bloco de isopor em uma figura era uma coisa incrível. Por isso, vai ser motivo de um dos carros alegóricos", destacou Rômulo Menezes.

VÍDEOS: Mais assistidos de Pernambuco nos últimos 7 dias

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*