Carregando...

Dia do Grito de República: entenda o significado da data, feriado em Olinda

Ruínas da antiga Câmara de Olinda, localizadas em frente ao Mercado da Riberia — Foto: Reprodução/Google Street View

Ruínas da antiga Câmara de Olinda, localizadas em frente ao Mercado da Riberia — Foto: Reprodução/Google Street View

O Dia do Grito de República, celebrado em 10 de novembro, é feriado em Olinda. Com isso, somente os serviços essenciais oferecidos pela prefeitura funcionam e bancos não abrem. A data histórica faz referência a um acontecimento de 1710, em que, pela primeira vez no Brasil, alguém propôs que uma república fosse instituída.

O professor de história Paulo Chaves, que participa do Projeto Educação, da Globo, explica que o grito é diretamente ligada à Guerra dos Mascates. Esse conflito envolveu senhores de engenho de Olinda, que estavam endividados, contra os comerciantes do Recife, que tinham emprestado dinheiro, pelo domínio político e econômico da Capitania de Pernambuco.

"Logo depois que Portugal elevou Recife a condição de vila, em 1709, houve a reação dos senhores de engenho, que não aceitavam que Recife se tornasse vila porque teria sua própria câmara municipal e, com autonomia política, deixaria de pagar imposto à Olinda, que era capital de Pernambuco", recordou.

Atualmente, existe uma ruína em frente ao Mercado da Ribeira. Foi ali, explicou o professor, que foi feito o primeiro grito de república.

"Depois que atacaram Recife, por não aceitarem à elevação de vila, Bernardo Vieira de Melo volta para Olinda. Ali na frente da Câmara municipal, de maneira até surpreendente, porque a Guerra dos Mascates não era um movimento separatista, [ele faz o grito]. Ele provavelmente se inspirou no modelo veneziano. Veneza adota um modelo republicano desde a idade média", disse.

Chaves apontou que, na ocasião, Bernardo Vieira de Melo era o homem mais rico da então capitania. Além de senhor de engenhos, Vieira de Melo era um militar de carreira e participou de eventos históricos como o ataque contra o quilombo dos Palmares.

Apesar do grito, não foi instituída, naquele momento, uma república no país. "Na realidade, as pessoas não entenderam bem o que estava acontecendo, o que ele estava falando. [...] A ideia de república só se disseminou no Brasil na segunda metade do século 18", disse.

Contexto histórico

Mercado da Ribeira, em Olinda — Foto: Vanessa Bahé/G1

Mercado da Ribeira, em Olinda — Foto: Vanessa Bahé/G1

Com a crise do açúcar, os senhores de engenho de Olinda enfrentavam dificuldades financeiras devido ao avanço da produção de açúcar nas Antilhas, que afetou a economia local. Nesse contexto, a Câmara Municipal da cidade decretou o aumento de impostos. Essa medida não atingiu apenas os olindenses, mas também o Recife.

Era, então, a vez do Recife reagir a essa imposição. Os recifenses conseguiram a elevação à condição de vila, o que lhe dava autonomia em relação a Olinda.

"O fato de Recife ter sua autonomia, deixar de pagar imposto, aumentaria a crise econômica. Parte dos impostos arrecadados ficava com os 'homens bons' de Olinda, o que amenizava a crise açucareira. Se Recife deixa de pagar imposto, a crise se agrava mais", explicou o professor Paulo Chaves.

Olinda não aceitou a autonomia do Recife. Por isso, em 1710, invadiu a cidade vizinha, desencadeando a Guerra dos Mascates. Essa invasão foi bem-sucedida, e os olindenses conseguiram dominar a cidade. Porém, a reação militar do Recife, que teve apoio de outras capitanias, conseguiu desfazer as conquistas dos invasores.

O que abre e o que fecha

Os mercados públicos e coleta de lixo seguem a programação normal no município. A Secretaria de Saúde de Olinda informa que vai funcionar com pontos fixos de vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira (10). Os agendados devem levar, das 9h às 17h, documentação de identificação com foto, cartão de vacina e comprovante que reside no município.

Em relação às pessoas de segunda dose e reforço, não precisa de agendamento, basta levar a documentação.

Pontos de Vacinação

  • Academia da Saúde do Alto da Conquista;
  • Shopping Patteo (Bairro Novo), Drive-Thru e dois pontos no Piso L2;
  • Três pontos no Espaço Caenga (Águas Compridas)
  • Igreja de Deus em Ouro Preto;
  • Clube Atlântico (Carmo);
  • Vila Olímpica (Rio Doce).

VÍDEOS mais assistidos de Pernambuco

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*