Carregando...

Último dia para pedir mudança para local de votação com acessibilidade e solicitar voto em trânsito tem fila no Recife

Fila do lado de fora do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, por volta das 11h40 desta quinta-feira (18) — Foto: Vítor Oliveira/g1

Fila do lado de fora do cartório eleitoral do Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, por volta das 11h40 desta quinta-feira (18) — Foto: Vítor Oliveira/g1

Eleitores que procuraram o cartório eleitoral localizado no Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, enfrentaram fila nesta quinta-feira (18). Esse é o último dia para que quem tem dificuldade de locomoção peça para votar em uma seção especial com acessibilidade e para a solicitação de voto em trânsito.

Pouco antes do meio-dia, havia pessoas aguardando em cadeiras dentro da área de atendimento e uma fila formada do lado de fora do prédio, dando volta no estacionamento. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE), o local fica aberto até as 17h.

O estudante Matheus Bessa é do Ceará, faz mestrado em Pernambuco e foi um dos que procurou o cartório eleitoral para poder votar ao menos para presidente nas eleições de outubro. Apesar da fila, ele disse que não achou o atendimento demorado. "Deixei para o último dia por questões de rotina mesmo", relatou.

LEIA TAMBÉM:

  • Eleições em PE tem força do DNA e famílias tradicionais
  • Veja números da pesquisa do Ipec para o governo
  • Confira os candidatos ao governo de Pernambuco

A engenheira de software Roberta Dias descobriu a possibilidade do voto em trânsito de última hora, enquanto navegava pelas redes sociais. Ela é também é do Ceará, mas mora no Recife há quatro anos.

Roberta pensava que teria que se deslocar até onde ela costumava morar somente para votar, mas soube da possibilidade de fazer a transferência temporária o cartório eleitoral. "Cheguei às 11h. Como eu tenho interesse em votar para presidente tanto no primeiro quanto no segundo turno, achei melhor solicitar do que me deslocar para o Ceará", disse Roberta

Eleitores aguardam por atendimento dentro de cartório eleitoral no Recife, nesta quinta-feira (18) — Foto: Letícia Maria/TV Globo

Eleitores aguardam por atendimento dentro de cartório eleitoral no Recife, nesta quinta-feira (18) — Foto: Letícia Maria/TV Globo

Como pedir voto em trânsito

Para solicitar a transferência temporária para votar nas eleições de outubro é preciso levar um documento oficial com foto até esta quinta-feira (17). Não há como fazer o pedido por e-mail ou pelo e-Título.

É preciso e indicar em qual município pretende votar. O eleitor cadastrado para votar em trânsito estará desabilitado para votar na sua seção de origem.

O voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. Essa modalidade ocorre quando o eleitor está fora do seu domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar - essa solicitação só pode ser feita para votar em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

  • Saiba onde é possível solicitar voto em trânsito em PE

Existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

Os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. A medida não se aplica a quem estiver no exterior.

Quem não puder comparecer à cidade escolhida para votar em trânsito no dia da eleição deve fazer o seguinte: justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, pelo aplicativo E-título ou no site do TSE.

A exceção é que o eleitor não pode justificar ausência no município por ele indicado para votar em trânsito.

VÍDEOS: mais vistos dos 7 últimos dias em Pernambuco

50 vídeos
Webstories


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar