
Pessoas dormem na fila em busca de atendimento no CadÚnico, no Recife
A Central do Cadastro Único (CadÚnico) localizada na área central do Recife registrou fila desde a madrugada desta sexta-feira (14). Mesmo com o anúncio do governo federal de que o prazo para atualização do cadastro foi prorrogado, muitas pessoas foram ao local em busca de atendimento e dormiram na calçada para garantir o espaço (veja vídeo acima).
Antes das 4h, era possível ver um grande número de pessoas deitadas e cobertas, aguardando para serem atendidas na central, que fica na esquina da Avenida Cruz Cabugá. A fila dava a volta na esquina do local e seguia por outra rua.
O CadÚnico da Avenida Cruz Cabugá tem capacidade diária de atender 600 pessoas. Os portões foram abertos às 5h27 e as pessoas começaram a ser acomodadas em cadeiras na área interna, após receberem as fichas de atendimento. Uma hora depois, a informação no local é de que não havia mais fichas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/2/C/J1TuA5RwKAkFLWGDd2Uw/cadunico-6h40.jpeg)
População aguarda atendimento na Central do CadÚnico, na área central do Recife, às 6h40 desta sexta-feira (14) — Foto: Giuliano Roque/TV Globo
A revisão dos dados do CadÚnico é necessária para evitar suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil. A data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era esta sexta-feira (14), mas foi para o dia 14 de novembro.
Antes do anúncio de prorrogação, a proximidade do fim do prazo havia causado filas e confusões pelo país na quinta-feira (13).
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.