/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/9/2/YWqLtSRn2ydqaOvAW4Sg/sexo-carangas-.jpg)
Caranguejos foram registrados nos 'momentos íntimos' — Foto: Vinícius Cabra/Acervo pessoal
O taxista Vinícius Cabral fez um registro inusitado em Fernando de Noronha, na quinta-feira (6). O morador da ilha fotografou dois caranguejos "namorando", bem perto da toca dos animais, na Praia da Bode.
A foto mostra a cópula entre um caranguejo-amarelo e um caranguejo-roxo. Os dois animais são da mesma espécie: Johngarthia lagostoma .
“A foto é incrível”, disse a veterinária Taysa Rocha, que desenvolve atividades no Instituto Chico Mendes da Biodiversidades (ICMBio) em Fernando de Noronha.
- Compartilhe no WhatsApp
- Compartilhe no Telegram
A veterinária contou que não é comum fotos da cópula dos caranguejos. Esse é o período reprodutivo desses animais, mas não é fácil fazer esse tipo de registro.
“Na cópula eles têm esse movimento que parece um abraço, diferente de quando eles tão brigando. Não existe problema de serem de cores diferentes, a espécie é a mesma, só muda a cor”, contou Taysa Rocha.
Ela explicou que a espécie tem o hábito terrestre e vão ao mar apenas para desovar. A fêmea vai na beira do mar e deposita os ovos na areia e a água leva.
O caranguejo Johngarthia lagostoma é considerado uma espécie em extinção, por isso é protegido por lei. Em Fernando de Noronha é proibido capturar e consumir os caranguejos.