Carregando...

Obrigatoriedade de prova de vida do INSS gera longas filas em Teresina; vigilância sanitária notificou bancos

Aglomeração e filas são registradas nas agências bancárias do Centro de Teresina

Aglomeração e filas são registradas nas agências bancárias do Centro de Teresina

A obrigatoriedade da prova de vida para beneficiários do INSS lotou agências bancárias - da Caixa Econômica Federal e do Bradesco - e gerou longas filas além de aglomerações na capital nesta terça-feira (8). No Centro de Teresina, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar foram acionadas.

  • Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória ; veja como fazer e tire dúvidas

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde, Larisse Portela, equipes foram ao local e orientaram as pessoas, além de terem notificado os bancos sobre a importância de orientar as pessoas e garantir o distanciamento entre os clientes. O G1 procurou os bancos, que ainda não se posicionaram.

Agências tiveram longas filas em Teresina— Foto: Arquivo pessoal

Agências tiveram longas filas em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

"A vigilância sanitária de Teresina recebeu muitas denúncias relacionadas a aglomeração em bancos da capital, as equipes foram aos locais pra ajudar a controlar o fluxo e coibir aglomerações, a PM esteve conosco e os bancos foram notificados pra tomar ciência sobre a importância de adotar os protocolos. Eles devem orientar, pedindo à população bastante cautela, pois esse ainda é um momento em que há grande disseminação do coronavírus na nossa cidade", declarou a gerente.

Prova de vida pode ser feita depois

A TV Clube esteve no local e, segundo clientes que estavam nas filas, a grande maioria foi às agências para realizar a prova de vida obrigatória para continuar recebendo os benefícios do INSS. O procedimento estava suspensa devido à pandemia e foi retomada em junho. Veja o calendário.

Segundo Odaly Medeiros, presidente do sindicato dos bancários, informou que as pessoas não precisam ir aos bancos tão cedo e nem aglomerar, indo com tanta antecedência.

"Você pode fazer a prova de vida no dia que for receber seu benefício, não precisa ir para a porta dos bancos dessa forma", afirmou ele.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Assista aos vídeos mais vistos do G1 Piauí:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*