Carregando...

Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí

Incêndio nas casas de indígenas no Sul do Piauí — Foto: Divulgação /PC-PI

Incêndio nas casas de indígenas no Sul do Piauí — Foto: Divulgação /PC-PI

Dois irmãos foram presos nesta quarta-feira (22) suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas da etnia Gamela no povoado Barra do Correntin, Zona Rural do município de Bom Jesus, Sul do Piauí.

Ao g1, o delegado João Filipe Sampaio informou que, na região, existe um conflito entre os indígenas e uma família que mora na região. Os dois grupos estão em disputa por conta de uma área de cinco mil hectares.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

“A família estaria tentando expulsar os indígenas do local para ficar com toda a terra e vender. Já houveram vários conflitos. Em 2020, houveram incêndios nas casas de indígenas, chamadas como casas de trabalho. Neste ano, em fevereiro, março, aconteceu de novo. Um dos indígenas chegou a ser ameaçado com uma arma de fogo”, comentou o delegado.

A Justiça, à pedido da Polícia Civil, expediu três mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra um homem e seus dois filhos, pois os três são os suspeitos de cometer os ataques contra os indígenas.

Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí — Foto: Divulgação /PC-PI

Irmãos são presos suspeitos de incendiar casas e ameaçar indígenas por disputa de terras no Sul do Piauí — Foto: Divulgação /PC-PI

Contudo, os policiais localizaram na Zona Urbana de Bom Jesus somente os dois irmãos. O pai deles segue foragido. Durante a ação, também foi apreendida uma arma de fogo.

“Nós vamos aprofundar a investigação para saber se tem alguém por trás, grileiros com interesses econômicos sobre estas terras, que possam estar utilizando desse pessoal para invadir as terras dos indígenas”, acrescentou o delegado João Filipe Sampaio.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*