Carregando...

Carroceiros bloqueiam Av. Maranhão em protesto contra projeto que quer proibir uso de animais em Teresina

Carroceiros bloqueiam Av. Maranhão em protesto contra projeto que proíbe o uso de animais em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1

Carroceiros bloqueiam Av. Maranhão em protesto contra projeto que proíbe o uso de animais em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1

Dezenas de carroceiros interditaram a Avenida Maranhão, no Centro de Teresina, nos dois sentidos na altura do Shopping da Cidade, nesta quinta-feira (8). A categoria protesta contra um indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota), que busca proibir o uso de animais de carga para o trabalho na capital.

Os trabalhadores informaram que querem falar com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) para impedir que o projeto seja reenviado à Câmara pela gestão.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

A presidente da associação dos carroceiros informou que eles se reuniram com a vereadora autora do projeto para discutir o tema, mas que não houve acordo. Assim, segundo ela, os trabalhadores viram a necessidade de um novo protesto.

Esta reportagem está em atualização...

Segundo protesto em três dias

Carroceiros bloqueiam a Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra lei que institui descanso semanal para animais de carga — Foto: Ravi Marques/ TV Clube

Carroceiros bloqueiam a Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra lei que institui descanso semanal para animais de carga — Foto: Ravi Marques/ TV Clube

Na terça-feira (6), o grupo fez barricada e bloqueou o trânsito, por cerca de cinco horas, nos dois sentidos da Avenida Marechal Castelo Branco, na altura da Câmara de Vereadores de Teresina .

O protesto começou por volta das 7h e os dois sentidos da via permaneciam interditados até meio-dia. A Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Transportes e a Guarda Civil Municipal acompanharam o protesto e o trânsito foi desviado para evitar congestionamentos na avenida.

Em entrevista ao g1, os manifestantes informaram que protestaram contra o indicativo de projeto de lei de autoria da vereadora que, segundo eles, irá prejudicá-los.

Projeto prevê substituição gradual de animais

A proposta da vereadora Thanandra prevê a redução gradual até a proibição total da utilização dos animais, e inserção dos trabalhadores no mercado de recicláveis. O projeto propõe a proibição dos veículos de tração animal na zona urbana de Teresina no prazo de 34 meses após a sanção.

O indicativo de projeto de lei será lido em sessão na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (6). Depois, será encaminhado para a Prefeitura de Teresina, que deve analisar e, caso se interesse pelo projeto, o reenvia para a Câmara de Vereadores, para votação.

Projeto anterior suspenso

Outro projeto da vereadora, que determinava um descanso semanal aos animais, também foi motivo de protestos semelhantes no final de 2021.

Em entrevista coletiva, a vereadora explicou que cancelou o projeto, que previa o descanso semanal, por conta da reação dos carroceiros. Ela elaborou então o indicativo, com a intenção de proibir a circulação dos carroceiros. As alternativas à profissão, segundo ela, devem ser definidas pela Prefeitura.

"A prefeitura vai poder fazer projetos para qualificar essas pessoas para a reciclagem, pode ser para o CTA [Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela limpeza urbana da capital], ou financiar os cavalos de lata. A prefeitura vai ter que dar um jeito", disse a vereadora.

📲 Veja as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*