Carregando...

Professores municipais de Teresina suspendem greve após 214 dias

Greve de professores municipais suspendem greve após 214 dias — Foto: Reprodução/TV Clube

Greve de professores municipais suspendem greve após 214 dias — Foto: Reprodução/TV Clube

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) decidiu, após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (8), suspender a greve da categoria. Os professores ficaram 214 dias em greve.

Os docentes reivindicavam o reajuste do piso salarial do magistério em 33,23% e o pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2021.

  • Justiça mantém ilegalidade da greve dos professores de Teresina; multa ao sindicato dobrou para R$ 20 mil

Segundo o Sindserm, a suspensão da greve veio após a categoria acompanhar um julgamento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que reconheceu a obrigatoriedade do pagamento do piso nacional para profissionais do magistério como determina a Lei Federal 11738/2008.

O julgamento em questão envolvia o município de Pavussu e o pleno do TCE-PI, que por cinco votos a um, considerou que as prefeituras devem cumprir o que estabelece a legislação federal, obedecendo o reajuste de 33,23%.

"A suspensão da greve foi aprovada como medida para abrir as propostas de negociação com os gestores e iniciar as reposições de conteúdo. Uma comissão com representantes do sindicato e de servidores da base do magistério municipal irão elaborar as propostas que serão apresentadas nos próximos dias", informou o Sindserm.

Ao g1, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o piso aprovado foi do município de Pavussu, no entanto, de Teresina ainda não foi a julgamento.

O sindicato agendou uma nova assembleia para o dia 30 de setembro, onde será avaliada as negociações para o pagamento do piso do magistério e as propostas para reposição das aulas.

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*