Carregando...

Donos de empresas de veículos em Teresina são alvos de operação contra esquema de lavagem de dinheiro

Dois homens são presos suspeitos de participar de esquema de lavagem de dinheiro em Teresi

Dois homens foram presos em Teresina durante a Operação Barão Vermelho, realizada nessa quinta-feira (1º), contra um grupo criminoso suspeito de utilizar lojas de veículos e materiais de construção para 'lavar' dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Piauí e no Maranhão.

Entre os alvos, estão donos de empresas de compra e venda de veículos localizadas na Avenida Barão de Gurgueia, no bairro Vermelha, Zona Sul de Teresina. Eles estariam envolvidos em práticas criminosas como tráfico de drogas, aquisição irregular armas de fogo, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Os homens presos foram identificados como Afonso da Silva Brito e Felipe Nascimento dos Santos. O g1 não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos presos.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), 14 endereços ligados ao grupo criminoso em Teresina, no Piauí, e em São Luís e Caxias, no Maranhão, foram vistoriados. Entre os endereços da capital piauiense, quatro eram de empresas, sendo as duas de compra e venda de veículos e duas de construção civil.

Homem é preso em flagrante em casa com armas e veículos de luxo, em Teresina

Durante coletiva na sede do Ministério Público do Estado do Maranhão, o Gaeco informou que Felipe Nascimento dos Santos, um dos presos, estava em um apartamento ligado ao dono de uma das empresas de veículos. O empresário não foi localizado, mas teve bloqueados bens avaliados em mais de R$ 9 milhões.

Na residência dele foram apreendidas armas, entre elas uma submetralhadora e revólveres com a numeração raspada. Também foram apreendidos seis carros e uma motocicleta de luxo (veja mais imagens ao fim da reportagem).

Dois homens são presos suspeitos de participar de esquema de lavagem de dinheiro em Teresina — Foto: Divulgação/Gaeco

Aos promotores do Gaeco, o rapaz preso em flagrante teria dito que recebia R$ 1,5 mil apenas para proteger a casa do empresário.

"Quando a gente adentrou a casa, por arrombamento, pensamos que estava vazia. Mas lá encontramos um soldado do crime, que é um faccionado contratado pra fazer a segurança do local. Lá dentro, ele estava armado. Se fosse um efetivo pequeno, ele teria revidado. Ele tinha arma escondida dentro de um colchão, tinha tatuagem de palhaço, comum a quem matou ou pretendia matar policiais", comentou o promotor do Gaeco em Imperatriz, Fábio Oliveira.

Segundo o promotor do Gaeco em São Luís, Fernando Beriz, as diligências ainda estão em curso, porque ainda não foram cumpridos todos os mandados de busca e apreensão.

Dois homens são presos suspeitos de participar de esquema de lavagem de dinheiro em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1

A Operação Barão Vermelho é a segunda fase da operação Mormaço, realizada em junho do ano passado. Diversas forças de segurança participam da ação, entre elas o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Polícia Civil do Maranhão e do Piauí, e o Instituto de Criminalística de Timon e de Teresina.

"O Gaeco do Ministério Público do Estado do Piauí participou dessa operação com a missão de dar suporte para que a operação fosse deflagrada em Teresina. A sinalização é de que é um trabalho integrado, que tem que ser repetido e fortalecido ainda mais para a gente combater os crimes que assolam nossa sociedade nos dias de hoje", explicou o coordenador do Gaeco no Piauí, Cláudio Soeiro.

VEJA MAIS IMAGENS DA OPERAÇÃO

Organizações criminosas do Piauí são alvo de operação do Ministério Público contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro — Foto: Divulgação

Ministério Público faz buscas contra grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Piauí — Foto: Divulgação

Ministério Público faz buscas contra grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Piauí — Foto: Diuvlgação

Ministério Público faz buscas contra grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Piauí — Foto: Divulgação

Ministério Público faz buscas contra grupo suspeito de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Piauí — Foto: Divulgação

???? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
???? Acompanhe o g1 Piauí no
Facebook, no Instagram e no Twitter

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

50 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*