Carregando...

Número de desabrigados em Capivari aumenta para 31 após rio transbordar; nível oscila

Rua tomada por cheia do rio, em Capivari — Foto: Rafaela Uvini/ Prefeitura de Capivari

Rua tomada por cheia do rio, em Capivari — Foto: Rafaela Uvini/ Prefeitura de Capivari

O número de pessoas desabrigadas em Capivari (SP) subiu de 28 para 31, após transbordamento do rio, segundo dados atualizados na manhã deste sábado (16) pela prefeitura. Ao todo, nove famílias que moram em áreas de risco foram retiradas das casas e levadas para a Escola Municipal Aldo Silveira.

O transbordamento do manancial ocorre quando ele ultrapassa a marca de 2 metros, o que ocorreu no fim da tarde de quinta-feira. Entre 8h30 e 9h50 deste sábado o nível foi de 2,54 metros para 2,52 metros, o que é avaliado pelo município até o momento como uma oscilação.

A cidade continua com seis áreas alagadas: trecho da Rua Tiradentes (Centro), Rua João Moretti (Moreto), Rua Padre Haroldo (Juventus), Rua João Vaz (Centro), Rua Miguel Assad (Nova Aparecida) e a Rua Bento Dias, que está parcialmente tomada pela água.

"As famílias desabrigadas estão recebendo todo o suporte da Prefeitura de Capivari, como auxílio no transporte, alimentação, abrigo e apoio social", diz nota.

Orientações

A orientação é para que residentes em área de risco e queiram ir ao abrigo acionem a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Guarda Civil, no 153. Os números podem ser usados em caso de emergência.

O que diz a prefeitura?

Secretário de Segurança Pública de Capivari e responsável pela Defesa Civil, Mauro Júnior observou que as águas estão descendo de Monte Mor (SP), que também é cortada pelo Rio Capivari .

Ele afirmou que foi traçado um plano de desassoreamento do manancial e construção de uma nova comporta na Represa Leopoldina para buscar amenizar o impacto das chuvas no futuro.

"Se a gente conseguir que ele seja realizado, 90% de chance que não teríamos mais enchentes na cidade de Capivari. Então, através disso, esperamos que não tenha mais enchentes com o nosso plano emergencial", afirmou.

Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar