Carregando...

TSE faz evento para esclarecer regras do teste público das urnas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta quarta-feira (10) uma audiência pública para esclarecer as regras e dar publicidade sobre todas as fases do teste público de segurança das urnas eletrônicas.

Interessados puderam enviar dúvidas por e-mail. A audiência foi transmitida pelo canal do TSE no YouTube.

O juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, afirmou, ao abrir a audiência, que o teste de segurança tem como objetivo é “fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral”.

Segundo Vieira, neste ano, os códigos-fonte das urnas ficaram abertos por mais tempo. Além disso, o TSE também pagou o custeio dos investigadores que foram ao tribunal. O TSE também estendeu o teste por mais um dia para concluir todos os trabalhos.

O juiz também esclareceu que vulnerabilidades encontradas durante os testes não caracterizam fraude. "Isso permite que o TSE atue no dia das eleições", declarou.

A sexta edição do teste acontecerá de 22 a 26 de novembro, quando os investigadores selecionados terão acesso aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação.

Entre eles, estão os utilizados para a geração de mídias, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e os seus softwares embarcados.

O teste contempla ações controladas para identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*