Os membros do PSDB, MDB e União Brasil se reuniram, nesta terça-feira (15), para discutir a possibilidade da união das legendas para consolidar uma federação partidária.
Luciano Bivar, presidente do União Brasil; Bruno Araújo, presidente do PSDB; e Baleia Rossi, presidente do MDB, avançam nas negociações, entretanto, a definição sobre uma federação entre as legendas não virá antes de março. As informações são da analista de política da CNN Renata Agostini.
Bruno Araújo diz que o partido e João Doria estão dispostos a – uma vez fechada a federação – negociar o candidato à Presidência da República. Conforme apuração da analista da CNN, Doria pode abrir mão de ser cabeça de chapa da federação.
Membros do partido tucano defendem que, caso não haja a formação de uma federação, João Doria segue como candidato à Presidência pelo PSDB. Porém, se os tucanos concordarem em sentar para conversar com MDB e União Brasil, existe a possibilidade de negociação.
Em análise ao CNN 360º, Renata Agostini destaca que os partidos não podem desconsiderar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), além de um possível nome a ser apresentado pelo União Brasil, como já foi cogitado Luiz Henrique Mandetta.
Se consolidar a união de três partidos com a amplitude de PSDB, MDB e União Brasil, o movimento passa a expressar a terceira via de fato, de acordo com a analista da CNN.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.