Carregando...

Bolsonaro blinda agenda para evitar protestos e monitoramento do PT

A campanha do presidente Jair Bolsonaro optou por blindar a divulgação antecipada de suas agendas. A estratégia se deve por dois motivos. Primeiro, para evitar contramanifestações de adversários. Segundo, porque chegou ao comitê a informação de que petistas têm se mobilizado para monitorar in loco suas agendas e verificar se elas interferem na legislação eleitoral.

Diante disso, o QG de Bolsonaro tem optado neste início da campanha oficial por divulgar as agendas com pouco tempo de antecedência. A informação no entorno do presidente é de que a área jurídica da campanha do ex-presidente Lula tem monitorado as agendas para verificar se há infração a legislação eleitoral.

Procurado, o advogado da campanha de Lula, Eugenio Aragão, confirmou por meio de sua assessoria haver monitoramento das agendas de Bolsonaro.

A legislação eleitoral veda algumas ações para os ocupantes de cargos no Executivo que são candidatos à reeleição, mas segundo advogados eleitorais com quem a CNN conversou a linha de identificação entre uma e outra é muito tênue e subjetiva.

Não é permitido por exemplo que ele use estrutura de estado para fazer campanha, mas ele pode se deslocar para um município e cumprir uma agenda oficial e outra de candidato.  Mas segundo essas fontes, é justamente por não haver muita clareza desses limites que campanhas adversárias por vezes costumam monitorar agendas de governantes para evitar que haja abuso de poder político e econômico durante a campanha.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fotos — Os candidatos a presidente em 2022


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar