Carregando...

Ministros do STF dizem que posse de Moraes cria ‘blindagem’ ao sistema eleitoral

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) disseram à CNN que a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma blindagem ainda mais robusta ao sistema eleitoral e ao Judiciário brasileiro como um todo.

A fotografia da plateia, que reuniu quatro ex-presidentes da República, 22 governadores e ao menos 40 embaixadores, além de integrantes do próprio Judiciário, revelou, de maneira bastante cristalina, dizem ministros, que a institucionalidade está fechada com a Constituição. Ou seja, esses magistrados afirmam que, a partir deste 16 de agosto, ficará ainda mais difícil encontrar brechas para atacar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.

Para um dos ministros ouvidos pela CNN, os presentes na posse de Moraes nesta terça-feira (16) deram, mesmo que indiretamente, um aval à defesa enfática da Justiça Eleitoral feita pelo agora presidente do TSE. O recado claro é o de que, se seguir questionando a lisura do processo e das urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficará ainda mais isolado.

Outro integrante do Supremo diz que a presença expressiva da comunidade internacional dá ainda mais forte às instituições e, acima de tudo, à democracia brasileira.

Entre aliados de Bolsonaro, no entanto, a avaliação é a de que o presidente não se intimida com tamanho apoio. A própria postura durante a cerimônia, não aplaudindo o discurso de Moraes, indica, segundo pessoas próximas, que Bolsonaro não deve baixar o tom.

O que pode pesar, no entanto, afirmam aliados, são as medições internas do QG da campanha bolsonarista de que os ataques ao Judiciário, ao TSE e ao sistema eleitoral não agregam votos.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fotos — A posse no TSE


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar