Carregando...

"Forças Armadas vão participar da contagem de votos dentro da sala-cofre do TSE", diz Bolsonaro à CNN

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, afirmou nesta sexta (23), que as Forças Armadas irão participar de todas as fases da eleição. A declaração foi feita à CNN após evento de campanha em Contagem, Minas Gerais.

“Jamais as Forças Armadas serão moldura de uma fotografia sobre as eleições. Elas, pelo que eu sei, vão participar de todas as fases das eleições, inclusive na contagem de voto dentro da sala-cofre do TSE”, disse.

Apesar da declaração do presidente, segundo o TSE, na sala-cofre do tribunal, não há apuração de votos. Nela, ficam o cadastro nacional de eleitores, o registro e a prestação de contas dos candidatos, além de cópias dos programas usados nas urnas eletrônicas.

O tribunal esclareceu que a informação de que haja uma sala secreta para apuração dos votos é falsa. Segundo a corte, a apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna eletrônica logo após o encerramento da votação. Quando fala de sala-cofre, o presidente se refere ao computador central onde é feita a contabilidade dos votos no tribunal.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar