Carregando...

Confira dicas e orientações para fazer compras seguras durante a Black Friday - Cidades - R7 Portal Correio

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

O clima no comércio está em ‘ritmo’ de Black Friday com aos anúncios antecipando a mega promoção que ocorre todo fim do mês de novembro em todo o Brasil, seja nas lojas físicas ou nas virtuais. Em meio às diversas ofertas disponíveis, o consumidor pode não estar preparado para fazer transações com segurança. Diante disso, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) oferece dicas e orientações para prevenir abusos na relação de consumo nesse período.

Como a principal característica da Black Friday é oferecer grandes descontos, o Procon-JP alerta aos consumidores que pretendem aproveitar as promoções antes e durante o mega evento de consumo para que fiquem atentos à chamada ‘maquiagem’ nos preços. É importante prestar atenção para os preços anteriores à época da Black Friday, que hoje não ocorre apenas em um dia, mas praticamente em todo mês de novembro. O órgão municipal aconselha que deve ser verificado se o valor do produto sofreu mesmo redução em relação há uma semana ou 15 dias

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, pontua que sempre existe o perigo dos produtos terem o preço elevado antes do anúncio das promoções e depois serem reapresentados com um preço menor e, daí, não existir um desconto real. “O consumidor espera o ano todo para comprar algo há muito necessitado ou desejado para, no final, ser enganado pelos preços ‘maquiados’”.

Pesquisar vale a pena

Outra orientação do secretário é pesquisar bem antes de realizar uma compra. “Comparar os preços antes de finalizar a transação pode significar uma boa economia. Como, geralmente, o consumidor está de olho em algum produto há muito tempo para adquirir durante a mega promoção, fica mais fácil realizar a pesquisa, seja nas lojas físicas ou virtuais”.

Sites de compras

Quanto às compras virtuais, a primeira dica é que o consumidor só deve adquirir produtos em lojas devidamente registradas com CNPJ e que tenham endereço e telefone de contato, bem como procedência no mercado. “Uma forma de fazer isso é checar os comentários realizados por outros clientes na internet. Outra maneira é comprar onde já tem cadastro, até porque já recebe os anúncios de promoções e de valores, o que pode facilitar na pesquisa de preço, além da segurança”.

Acionando o Procon-JP

O secretário também orienta ao consumidor que, na dúvida, deve procurar o Procon-JP de forma imediata. “Se o cidadão perceber algo que o deixou indeciso quanto à promoção, deve acionar o Procon-JP através do 0800 083 2015, do WhatsApp 83 98665-0179 (Procon-JP na sua mão) ou mesmo pelo Instagram @procon_jp. O importante é que fique atento para evitar possíveis abusos na relação de consumo durante a Black Friday”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá Telefone para orientação e dúvidas: 0800 083 2015 WhatsApp: 83 9.8665-0179 Instagram: @procon_jp


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*