Carregando...

Vacinação de crianças contra Covid-19 começa neste sábado na Paraíba - Cidades - R7 Portal Correio

Foto: Divulgação

As primeiras 23.600 doses para a vacinação contra Covid-19 em crianças, que chegaram à Paraíba nesta sexta-feira (14), serão enviadas para os 223 municípios na manhã deste sábado (15).

Paraíba teve 28 óbitos de crianças por Covid-19 entre 2020 e 2021

Campina Grande deverá ser a primeira cidade a iniciar a vacinação, dando prioridade às crianças com deficiências atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Na Paraíba, a vacinação infantil vai começar nas crianças a partir dos 11 anos, em ordem decrescente de idade. Primeiro, serão as crianças com deficiência permanente e com comorbidades; indígenas e quilombolas e as crianças que convivem com idosos, na mesma casa e, na sequência, todas as demais crianças, por ordem decrescente de idade. 

A vacina

Produzidas pelo laboratório Pfizer, as doses pediátricas serão para imunizar crianças de 5 a 11 anos.

O imunizante tem apenas um terço da dosagem da vacina adulta e será aplicada em duas doses, no intervalo de oito semanas. Os efeitos colaterais são os mesmos registrados em adultos e adolescentes, como dor/inchaço na região da aplicação, febre ou dor de cabeça.

Campina Grande

Em Campina Grande, a campanha vai começar com prioridade para as crianças com autismo ou deficiência atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER). A imunização ocorre neste sábado (15), no período da tarde, no próprio CER. Não será necessário realizar agendamento.

A partir de segunda-feira (17), serão vacinadas as crianças com comorbidade, no Parque da Liberdade. Para este público, será exigido agendamento pelo site ou aplicativo Vacina Campina Grande.

Também serão imunizadas as crianças de instituições como Instituto dos Cegos e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Outra estratégia adotada durante a campanha será a aplicação das doses nas escolas públicas e privadas, mas o calendário dessas ações ainda não divulgado.

Cabedelo

Cabedelo inicia neste domingo (16) a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade.  As vacinas exclusivas para este público devem chegar à cidade neste sábado (15). A imunização acontecerá no Cabedelo Clube, das 9h às 18h, com doses da Pfizer, específicas para o público.

Neste primeiro momento, será dada prioridade a crianças com deficiência permanente ou comorbidades e àquelas que convivem com pessoas que têm risco de desenvolver Covid na forma grave. É necessária a apresentação de laudo médico que ateste a deficiência ou comorbidade.

A Secretaria de Transporte irá disponibilizar um carro para levar as crianças com deficiência, cadastradas na Semas, ao Cabedelo Clube.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

“No domingo, a vacinação será exclusiva para crianças. Neste momento, convocamos os pais para que levem seus filhos que se encaixam nesse grupo prioritário – comorbidades, deficiência e convivam com pessoas de risco – para tomarem a vacina. A dose é segura e vai ajudar ainda mais na proteção de todos contra a Covid-19. Em seguida a esse grupo, de acordo com as doses a serem recebidas no município, será iniciada a imunização das demais crianças, por ordem decrescente de idade. Quem não puder ir no domingo, pode comparecer ao longo da semana, também no Cabedelo Clube, das 8h às 14h”, ressalta o secretário de Saúde, Murilo Suassuna.

The post Vacinação de crianças contra Covid-19 começa neste sábado na Paraíba first appeared on Portal Correio.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*