Carregando...

Primeira infância será tema de Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba - Cidades - R7 Portal Correio

Foto: Divulgação

Período compreendido entre os zero e seis anos de idade, a primeira infância é a fase da vida que tem mais repercussão na formação do caráter e nos estímulos cognitivos de todos os indivíduos, conforme estudos realizados ao redor do mundo. Foi pensando nisso que a deputada estadual Pollyanna Dutra propôs, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), a criação da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Em discurso realizado nessa quarta-feira (11), na ALPB, a parlamentar destacou sua participação na instalação da Rede Primeira Infância da Paraíba, evento ocorrido na Universidade Federal da Paraíba, ressaltando a importância de a Casa de Epitácio Pessoa também capitanear esses debates por meio de ações permanentes. Durante o discurso, a parlamentar anunciou a propositura.

“Quando fui prefeita de Pombal, no Sertão, implementei uma política de atenção máxima à Primeira Infância que resultou em ganhos em diversas frentes no município: Saúde, Educação, Economia… Economia, sim, porque quando as mulheres têm um suporte do poder público, quando sabem que vão encontrar creches de qualidade, um local seguro para deixar seus filhos, elas podem ingressar ou voltar ao mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento econômico do estado e da sua cidade”, destacou Dutra.

Conforme a parlamentar, olhar para a primeira infância é olhar para o futuro, é garantir que tenhamos uma sociedade com cidadãos mais preparados física e emocionalmente. “A primeira infância é uma fase extremamente delicada, pois é a fase do desenvolvimento psíquico-motor das crianças. Cuidar da primeira infância é assegurar, do ponto de partida inicial, do marco zero da formação de um indivíduo, a qualidade necessária ao desenvolvimento de meninas e meninos, de homens e mulheres que terão um papel fundamental na sociedade quando crescerem”, acrescentou.

Pollyanna Dutra destacou que todos esses aspectos justificam sua propositura na ALPB. “Aqui na Assembleia Legislativa eu acredito que podemos avançar ainda mais nos debates sobre a primeira infância. Sempre podemos e devemos fazer mais. Por isso, eu propus a criação de uma Frente Parlamentar voltada para a primeira infância. Esse é um tema que precisa de maior protagonismo dentro dos debates na Assembleia Legislativa. Tenho certeza que, com a criação dessa Frente Parlamentar, avançaremos muitas casas nas políticas públicas que abrangem a primeira infância. É um caminho para gerar e estabelecer um debate permanente sobre os cuidados com nossas crianças e, por que não, com suas mães”, finalizou.

A parlamentar apresentou requerimento com a propositura nessa quarta-feira (11). Agora, a matéria tramitará na ALPB. Após aprovação pelo plenário da Casa de Epitácio Pessoa, será instalada a Frente.

Este conteúdo é de responsabilidade da deputada estadual Pollyanna Dutra

The post Primeira infância será tema de Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba first appeared on Portal Correio.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*