Carregando...

Eleições 2022: prefeito de São Pedro da Aldeia sinaliza principais dependências do município em relação aos governos estadual e federal

-

Fábio do Pastel (Podemos), prefeito de São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Reprodução/Redes sociais

Fábio do Pastel (Podemos), prefeito de São Pedro da Aldeia, no RJ — Foto: Reprodução/Redes sociais

O g1 deu início, na quarta-feira (7), a uma série de entrevistas com os prefeitos e prefeitas dos 50 municípios da área de cobertura do g1Região Serrana, Norte Fluminense e Região dos Lagos.

Apesar das Eleições 2022 terem âmbitos estadual e federal, o engajamento dessas esferas de poder é importante para o desenvolvimento dos municípios, que, ao se desenvolverem, refletem na melhor qualidade de vida em todo o estado, e, consequentemente, em todo o Brasil.

Por isso, o g1 convidou os prefeitos e prefeitas da área de cobertura da Inter TV para participar do projeto “Ação local, qualidade estadual”.

Cada governante municipal sinaliza as principais dependências do município em relação aos governos estadual e/ou federal. As ponderações podem contemplar medidas e investimentos necessários em diversas áreas: Rodovias Estaduais, Saúde Pública, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, entre outros.

As entrevistas serão publicadas ao longo do mês de setembro.

O g1 Região dos Lagos, publica, nesta quinta-feira (8), a entrevista com o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (Podemos).

Confira a entrevista abaixo:

1 - Cite 5 ações, preenchendo a tabela abaixo, que o município entende serem as prioritárias para o desenvolvimento local mas que ainda dependem (parcialmente ou totalmente) da intervenção dos governos estadual e/ou federal:

Ações sinalizadas pelo prefeito

ÁreaAção necessáriaAtribuição de quais governos e pastasInvestimento por governo e tipo de aplicação
Rodovias EstaduaisAmpliação e conservação da malha rodoviária estadual existente, fomentando o Turismo e o Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia e dos demais municípios da região.Governo EstadualInvestimento único na ampliação e contínuo na conservação.
Meio AmbienteDesassoreamento dos canais e atuação enérgica junto às concessionárias de água e esgoto no entorno da Laguna de Araruama criando condições mais favoráveis ao Turismo e à Pesca.Governo EstadualInvestimento contínuo.
Segurança PúblicaAmpliação do efetivo e aparelhamento das polícias Militar e Civil visando a diminuição dos índices de criminalidade para a população e os turistas que visitam a região.Investimento contínuo.
SaúdeFinanciar todos os procedimentos da Rede de Oncologia, com aumento de recursos para os UNACON e CACON, em especial nos procedimentos e cuidados paliativos.Governo Federal (Ministério da Saúde) e Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde)Recursos financeiros anuais para atender a demanda aos munícipes nos UNACOM e CACON. E recursos financeiros para cofinanciamento para complementar o recurso federal (anual).
SaúdeAumento do financiamento da Rede de Cardiologia, em especial, valores dos OPMES (órteses e próteses).Governo Federal (Ministério da Saúde) mudança na portaria 1098, com aumento de valores dos OPMES e inserção de todos os serviços no Programa QualiSUS. Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde) cofinanciamento da Rede de Cardiologia.Investimento do Governo Federal com aportes financeiros de portaria, parcela única. Governo Estadual, ajuda financeira mensal.
SaúdeGarantir o financiamento dos projetos para a construção de hospitais municipais.Governo EstaduaInvestimento do Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde) com repasse financeiro para o projeto de construção de hospitais municipais (parcelas) para aplicação em obras.
SaúdeGarantir o financiamento da implantação do SAMU na região.Governo Federal (Ministério da Saúde) e Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde).Investimento do Governo Federal (Ministério da Saúde) em habilitação/qualificação e custeio mensal, através de recurso financeiros. E Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde) através de repasses financeiros mensais.
SaúdeGarantir o financiamento para a construção da Policlínica Municipal.Governo EstadualInvestimento do Governo Estadual (Secretaria de Estado da Saúde) com recursos financeiros para as obras de construção da Policlínica Municipal.
Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia
deslize para ver o conteúdo

2 - Acrescente objetivamente outras medidas que o prefeito considere importantes, além das 5 prioritárias citadas acima, explicando de qual governo e pasta é a competência, investimento necessário (único ou repasse periódico - se ainda não tiver, só explicar, como por exemplo, que "investimento ainda não está definido" ou "ainda precisa ser orçado") e como os recursos precisam ser aplicados (obras, compras, contratações, etc).

-


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*